Andar 100 passos para trás é tão bom quanto mil à frente, diz médico

17 de Novembro 2023 - 10h45
Créditos:

A caminhada diária é uma atividade simples e gratuita que oferece uma série de benefícios para a saúde. Andar de costas pode potencializar os resultados, propiciando ainda mais vantagens.

Acredita-se que a prática de andar para trás como forma de exercício tenha se originado na China. Ela se popularizou fora do país e hoje é usada também na fisioterapia para reabilitar lesões na parte inferior das pernas.

Além de melhorar a marcha da caminhada e a mobilidade, um dos benefícios mais bem estudados de se andar para trás é a melhoria da estabilidade e do equilíbrio do corpo.

Alguns minutos do exercício também podem melhorar a memória de curto prazo, as habilidades de resolução de problemas, reduzir dores nas costas e potencializar a queima de calorias, de acordo com o médico Michael Mosley.

“Os chineses têm um ditado que diz que ‘100 passos para trás valem por mil passos para a frente'”, afirma o médico no episódio mais recente de seu podcast Just One Thing.

Queima de calorias

Caminhar de costas faz com que o corpo gaste aproximadamente 30% mais energia em relação a andar para frente, segundo mostra um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine. Por isso, a prática seria capaz de queimar mais calorias em menos tempo.

Na pesquisa de 2005, voluntários saudáveis ​​perderam 2,5% a mais da gordura corporal ao adicionar a caminhada de costas ao plano de exercícios. “Caminhar para trás usa músculos que são menos ativos durante a caminhada para frente, como panturrilhas e canelas, bem como quadríceps, aquele grande músculo na frente da coxa”, explicou Mosley.

Melhora a memória de curto prazo

Um estudo feito na Universidade de Roehampton, no Reino Unido, revelou que o hábito de andar para trás ativa diferentes partes do cérebro em relação ao movimento padrão, como o córtex pré-frontal. Essa região está envolvida no planejamento, na tomada de decisões e na memória.

Com informações do Metrópoles