Anatel libera identificador de chamadas que promete acabar com as robocalls

30 de Abril 2023 - 05h09
Créditos:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma medida muito bem-vinda para o combate das ligações abusivas, como as chamadas robocalls de empresas de marketing e cobrança. A partir de agora, as operadoras de telefonia estão autorizadas a implementar protocolos de identificação e autenticação de chamadas, com nome, motivo e logo da empresa que está entrando em contato — ou seja, você vai ter mais informações para avaliar se quer ou não atender.

A solução é baseada no protocolo STIR/SHAKEN, amplamente utilizado em vários países como nos Estados Unidos e Canadá. A tecnologia é um padrão internacional criado em 2019 para combater o ID Spoofing, manobra utilizada pelas companhias para maquiar os verdadeiros números da fonte das chamadas telefônicas. E isso é usado de forma nativa em qualquer dispositivo, sem a necessidade instalação de apps ou algum serviço, e estruturado com criptografia e tokens para aumentar a segurança da identificação.

Assim, além de ter as informações mais claras e autenticadas, os usuários poderão também saber se alguma ligação vem de um comportamento abusivo ou de um golpe de adulteração do número. A medida é muito mais eficiente do que a atual identificação obrigatória imposta pela Anatel com o código 0303 para as ligações vindas de telemarketing.

Com informações de Canal Tech