
O América decide o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2021 neste domingo (10), diante do Floresta/CE, na Arena das Dunas. Válido pelas quartas-de-final da Série D do Brasileirão 2020, o jogo da volta começa às 16h. Na partida de ida, no Castelão, em Fortaleza, o Alvirrubro perdeu por 2 x 0.
Para carimbar o passaporte para a 3ª Divisão da competição nacional, o alvirrubro precisa vencer o time cearense por três gols de diferença. Vitória com dois gols de diferença leva a disputa para os pênaltis. Se perder por até um gol de diferença, o Floresta se classifica para as semifinais.
A equipe americana se reapresentou na última segunda-feira (4) reiniciou a preparação para o embate que valerá a vida do clube na temporada 2020/2021. “Não baixamos a cabeça em momento algum. Sabemos que não fomos bem em Fortaleza/CE da mesma forma que temos a consciência da responsabilidade do jogo da volta e da qualidade do nosso grupo”, disse o meio-campista Romarinho.
Jogando em casa pelo Campeonato Brasileiro, o Mecão soma — até aqui — seis vitórias, dois empates e uma derrota, um aproveitamento de 67%. Marcou 22 gols e sofreu 5; saldo positivo de 17. Nas últimas duas partidas, válidas também pelo “mata-mata”, o América marcou 10 gols em duas goleadas sobre Coruripe/AL (5 a 0) e Galvez/AC (5 a 1).
O bom retrospecto nos jogos na Arena das Dunas pode ser fundamental na recuperação rubra rumo à terceira divisão do Brasileiro. “Em casa nós precisaremos mostrar a nossa força como fizemos nos últimos jogos. Claro que a situação é diferente por conta do saldo de gols, mas temos que ditar o ritmo do jogo jogar o futebol que nos trouxe até aqui. Temos a semana para trabalhar e assimilar o que o Paulinho (Kobayashi) vai passar pra gente”, afirmou Romarinho.
No jogo decisivo, o árbitro será da FIFA. O paulista Luis Flavio de Oliveira apita, auxiliado pelos também paulistas, Miguel Caetano Ribeiro da Costa (auxiliar 1), Daniel Paulo Ziolli (auxiliar 2) e Adriano de Assis Miranda (quarto árbitro).
Vale destacar que a partida será com portões fechados para o torcedor. A Arena das Dunas continua cumprindo todos os protocolos exigidos pela FIFA e pela CBF para evitar aglomerações e o contágio do Covid-19 (novo coronavírus).
Este ano, a Série D do Brasileirão apresentou um formato de disputa diferente na primeira fase, com 64 times divididos em 8 grupos de 8 clubes. Classificaram-se os 4 melhores de cada grupo para a fase de 'mata-mata'. O América foi o primeiro colocado do Grupo A-3, que ainda tinha: Campinense/PB, Afogados/PE, Atlético de Cajazeiras/PB, Floresta/PE (3º), Globo/RN (4º), Guarany de Sobral/CE e Salgueiro/PE (2º).