Créditos: Reprodução Youtube
O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) afirmou que não pretende disputar a eleição indireta que ocorrerá na Assembleia Legislativa para um mandato-tampão do Governo do Estado. Em entrevista à rádio 96 FM, ele defendeu que o ideal seria um nome técnico para comandar o Estado temporariamente, após as renúncias da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice Walter Alves (MDB).
Na quarta-feira (20), Álvaro Dias anunciou sua pré-candidatura para o Governo do Estado, mas disse que sua disposição é apenas para disputar a eleição regular, marcada para outubro.
Álvaro Dias acrescentou que não vê “com bons olhos” a hipótese de um nome assumir o governo por um período curto antes de enfrentar a campanha eleitoral.
Na avaliação do ex-prefeito, o tempo reduzido tornaria a missão politicamente arriscada e administrativamente limitada. “Eu acho que tem muito pouco tempo para um pré-candidato assumir o Governo do Estado. Tem nove meses só para apresentar algum resultado e disputar uma eleição. Eu acho muito complicado”, disse.
Para Álvaro, o caminho mais adequado para um eventual governo temporário: um perfil técnico, sem inserção político-partidária e sem objetivo eleitoral. “A gente acha que o nome ideal para assumir o Governo do Estado em uma eleição indireta seria o de um técnico, ninguém que ocupasse cargo político”, declarou.
Ele acrescentou que esse governador-tampão deveria atuar como uma gestão de transição, com foco em medidas difíceis para reorganizar o Estado. “Sem nenhum interesse político”, afirmou, defendendo que o escolhido teria mais liberdade para iniciar ajustes e decisões impopulares.
O argumento central, segundo o ex-prefeito, é que o curto período exigiria ações duras — e que um político tenderia a evitar esse desgaste às vésperas de uma eleição (a de outubro). “Vão ter de ser tomadas muitas medidas duras, amargas. Então, se for um político, ele vai ter dificuldade nesse período curto de nove meses”, disse.
Com informações de Agora RN


