Aluno do SENAI/CTGAS-ER participa de competição internacional na Austrália

06 de Abril 2019 - 17h16
Créditos:

É conhecendo a tecnologia australiana que o aluno do SENAI/CTGAS-ER, Raimundo Nonato Luz Farias, de 20 anos, irá se preparar para a World Skills. Ele embarca, este final de semana, para Melbourne, na Austrália, onde irá disputar a Global Skills -Austrália 2019, uma competição internacional de educação profissional, que acontece de 10 a 14 de abril, e reúne muito dos competidores que integram as delegações de países que participarão da WorldSkills Competition – o maior torneio de educação profissional do mundo, que será realizado em agosto, na cidade de Kazan, na Rússia. Ele representa o estado e o Brasil na categoria “Instalações Hidráulicas e de Aquecimento”.

 

“É uma oportunidade importante de representar meu país e o Rio Grande do Norte em uma competição internacional. E também uma preparação para agosto, já que haverá competidores de outros países, um nível mais elevado de avaliação. Tenho encarado como um grande desafio, mas também uma grande possibilidade que o SENAI e a educação profissional tem me dado”, afirma o estudante.

 

Raimundo Nonato é único aluno do Sistema FIERN/SENAI selecionado para a edição 2019 da WorldSkills. Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Norte terá competidor na ocupação  Instalações Hidráulicas e de Aquecimento.

 

“Essa será uma fase importante e de aprendizado na Austrália. Estou focado, sei das minhas competências e responsabilidades, tenho professores bastante capacitados, que me orientam e apoiam. Minhas expectativas são as melhores possíveis”, disse confiante.

 

O diretor executivo do CTGAS-ER Rodrigo Diniz Melo e a coordenadora Cândida Amália destacam a importância da educação profissional ofertada pelo SENAI, que além da formação técnica e treinamentos, ainda disponibiliza suporte médico, psicológico, com coach, e atividade física. As expectativas com a participação de Raimundo Nonato em mais uma competição é alta, devido ao seu histórico de aprendizagem e empenho nos últimos dois anos.

 

O professor e treinador Kergivaldo Nogueira conta que a evolução do aluno é peculiar. Aluno do CTGÁS-ER há dois anos, ele concluiu o curso de Técnico em Mecânica, em dezembro passado. E tem um rendimento que chama atenção da equipe de professores. “Ele amadureceu bastante. Foi bombardeado por um número alto de conhecimento em pouco tempo, na preparação para as fases estadual e nacional. Após vencer o nacional, mudou-se pra Brasília para continuar o treinamento, com um nível mais elevado, novo modelo de acompanhamento técnico. E tem se adaptado, se empenhado, demonstra controle emocional”, afirma.

 

Para ser o representante do país na etapa internacional da WordSkills, Raimundo teve que superar a etapa escolar, sendo classificado para etapa nacional, que foi realizada em Aracaju (SE), em agosto do ano passado. Nesta última, ficou com a medalha de ouro. E em dezembro participou de nova competição, chamada desempate, quando se classificou para a competição na Rússia. “A expectativa é alta e a evolução dele é evidente”, disse Kergivaldo Nogueira.