ALERTA: Núcleo da Terra está desacelerando; veja o que muda

14 de Junho 2024 - 09h27
Créditos: Reprodução

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) demonstraram, em um estudo recente, que o núcleo interno da Terra está desacelerando em relação à superfície do planeta. As implicações dessa desaceleração ainda são incertas, mas cientistas sugerem que isso pode afetar a duração dos dias. A pesquisa foi divulgada na revista científica Nature na quarta-feira (12).

A rotação do núcleo interno da Terra tem sido objeto de debate na comunidade científica nas últimas décadas, com alguns estudos indicando que ele gira mais rapidamente que a superfície. No entanto, a pesquisa da USC traz novas evidências de que, desde 2010, o núcleo interno tem reduzido sua velocidade de rotação, movendo-se mais lentamente que a superfície terrestre.

Segundo John Vidale, professor de Ciências da Terra na Faculdade de Letras, Artes e Ciências da USC Dornsife, essa desaceleração do núcleo interno pode alterar a duração dos dias em frações de segundo, embora de forma quase imperceptível. “É muito difícil perceber mudanças na ordem de milissegundos, praticamente imperceptíveis em meio ao ruído dos oceanos e da atmosfera”, ele explica.

O núcleo interno da Terra é uma esfera sólida composta por ferro-níquel, rodeada por um núcleo externo líquido também de ferro-níquel. Ele tem aproximadamente o tamanho da Lua e está situado a mais de 4.800 quilômetros de profundidade, tornando impossível sua visita ou visualização direta. Por isso, os cientistas utilizam ondas sísmicas geradas por terremotos para mapear o movimento do núcleo interno.

Terra Brasil

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!