Água da piscina inativa o novo coronavírus em 30 segundos, diz estudo

13 de Abril 2021 - 14h09
Créditos:

Nesta segunda-feira (12) virologistas do Imperial College London divulgaram um estudo que diz que a água da piscina é capaz de inativar o novo coronavírus em apenas 30 segundos, de maneira que o risco de transmissão da covid-19 nesses espaços seria extremamente baixo. O estudo, encomendado pela empresa de natação infantil Water Babies e pela instituição de prevenção de afogamentos Royal Life Saving Society UK, ainda não foi publicado em revista científica, o que significa que os dados ainda devem ser revisados por outros especialistas para serem validados.

Conduzido pela professora Wendy Barclay, principal especialista em vírus respiratórios da universidade, a pesquisa estabeleceu que 1,5mg de cloro por litro, com pH entre 7 e 7,2, reduziu a atividade do novo coronavírus em mais de mil vezes dentro de um período de 30 segundos.

“Realizamos esses experimentos em nossos laboratórios de alta contenção em Londres. Nessas condições seguras, podemos medir a capacidade do vírus de infectar as células, que é o primeiro passo para sua transmissão. Ao misturar o vírus com a água da piscina que nos foi entregue pela equipe do Water Babies, pudemos mostrar que o vírus não sobrevive na água da piscina: não era mais infeccioso. Isso, juntamente com o fator de diluição do vírus que pode chegar à piscina vindo de uma pessoa infectada, sugere que a chance de contrair covid-19 com a água da piscina é insignificante”, explicou a professora.

Fonte: Jovem Pan