Advogados em Natal atuaram como 'mensageiros do tráfico', diz TV

18 de Dezembro 2023 - 03h20
Créditos:

Advogados em Natal são investigados pela polícia por supostamente atuarem como "mensageiros do tráfico" na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana da cidade. As informações são do Fantástico, da TV Globo.

O que aconteceu

Ao todo, oito advogados teriam atuado levando e trazendo mensagens entre traficantes presos na penitenciária e criminosos que estão fora do complexo de Alcaçuz.

Uma das mensagens reveladas pelo Fantástico mostra a advogada Amanda Macedo cobrando dinheiro de um traficante que está preso. "Amigo, o que aconteceu? Preciso do dinheiro, compreende?".

Amanda e o advogado Romualdo Barbosa foram presos no fim de novembro, em Natal, por associação criminosa, segundo o Fantástico.

O delegado Pablo Beltrão disse que a troca de mensagens envolve desde controle do tráfico de drogas até organização de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. Os recados incluem também ordem de assassinato de pessoas e empréstimo de armas.

A cooptação de advogados para enviar mensagens para fora do presídio teria sido motivada pela falta de energia elétrica e tomadas no complexo prisional de Alcaçuz. Esses profissionais têm a prerrogativa de manter em sigilo os documentos que mostram só para os detentos.

A defesa de Amanda Macedo diz que "vai se resguardar" em dizer se ela levava ou não bilhetes para o presídio, porque "não tem a integralidade dos autos".

Em nota, a defesa de Romualdo Barbosa também disse que não teve acesso aos autos.

Condenados

Quatro advogados condenados em primeiro grau neste ano por associação criminosa seguem exercendo a profissão, com a possibilidade de visitar presídios, de acordo com a reportagem.

Esses advogados recorrem em liberdade com tornozeleiras eletrônicas. Um deles é Monalisa Albuquerque.

Monalisa diz que os promotores do caso não ouviram plenamente sua defesa. "Eles não podem fazer uma separação do que é mais benéfico à acusação e fazer vista grossa à documentação que me absolve no processo".

O promotor de Justiça Augusto Lima afirmou que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) chegou a suspender a licença de alguns advogados durante 90 dias, mas, mesmo assim, não houve o julgamento desses procedimentos disciplinares. Sendo assim, atualmente, não existe nenhum impedimento para entrarem no complexo.

Com informações do UOL