Adeus, internet fixa? Modem 5G gera conexão de fibra ótica, mas sem cabo

05 de Agosto 2023 - 04h39
Créditos:


Você já pensou em ter a internet principal da sua casa em Wi-Fi, sem cabos conectados ao modem ou ao roteador? Essa é a tecnologia FWA (sigla em inglês para Acesso Fixo sem Fio) e que acaba de chegar ao Brasil. 

A Claro lançou nesta quarta-feira (2) os primeiros planos de internet residencial e corporativa oferecidos no país que usam a rede móvel 5G como FWA.

A novidade está disponível em apenas cinco cidades: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. No entanto, a empresa pretende expandir para outras regiões de forma gradual. 

O FWA é uma forma de transmissão de sinal de internet que dispensa cabos. Por meio de ondas de rádio, ela cria uma conexão entre uma torre de celular e uma antena externa, instalada em empresas ou residências. O receptor doméstico, por sua vez, repassa o sinal captado para um modem, que converte as ondas em sinal Wi-Fi.

A tecnologia é útil para levar banda larga onde a fibra óptica (que utiliza cabos) não é economicamente viável, como zonas rurais e áreas distantes de centros urbanos, ou para substituir o acesso à internet via satélite ADSL (sigla em inglês para Linha de Inscrição Digital Assimétrica). São as chamadas redes de cobre. 

Os modens que serão usados para fornecer a nova tecnologia são os Claro 5G+ com Wi-Fi 6, feitos pela Intelbrás e com o chipset (conjunto de chips) da Qualcomm. O modem capta o sinal 5G e oferece a conexão, sem fio, para todos até 128 dispositivos. Portanto, estar em uma área com cobertura 5G é primordial.

A instalação é bem simples. Basta inserir o chip 5G no novo modem que será conectado na tomada. 

Já o Wi-Fi 6 é a nova tecnologia de internet sem fio mais rápida, com menor latência e maior estabilidade. O que o diferencia da geração anterior são duas sopas de letrinhas: MU-MIMO e OFDMA.

A primeira é uma sigla para "multi-user, multiple input, multiple output" ("múltiplos usuários, múltiplas entradas, múltiplas saídas" em tradução livre). É ela que permite a um roteador se conectar a vários aparelhos ao mesmo tempo sem criar uma "fila" de requisições (isto é, de pedidos de troca de dados). 

Já OFDMA é "orthogonal frequency division multiple access" (ou "acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência", em tradução livre). Essa é a habilidade de um mesmo fluxo de dados fluir para vários aparelhos de uma vez.

Com informações de UOL