Ações de testagem da Prefeitura ajudam a reduzir casos da Covid-19 em Natal

14 de julho 2020 - 11h42
Créditos:

Uma das maneiras mais eficazes de se controlar o avanço do novo coronavírus é a realização de testes em massa na população. A Prefeitura de Natal segue essa recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem executado um amplo cronograma de testagem. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal promove a terceira convocação de testagem rápida de Covid-19 destinada aos profissionais da saúde do município que ainda não realizaram o exame. Os primeiros profissionais beneficiados foram os do Distritos Norte I e Norte II, nesta segunda e terça (dias 13 e 14); Nestas quarta e quinta-feira (dias 15 e 16), os Distritos Sul e Oeste; e, na sexta-feira (17), o Distrito Leste.

Os testes estão ocorrendo das 8h às 16h, nas sedes administrativas de cada distrito sanitário do município. Até o momento, 4.029 servidores foram testados. O procedimento é simples e acontece através da coleta de uma gota de sangue no dedo, com disponibilização do resultado no mesmo dia. O material reage numa lâmina e indica os índices IgG e IgM de cada pessoa, imunoglobulinas relacionadas às memórias e defesas do organismo. Os casos positivos são notificados e recebem acompanhamento para definir a melhor estratégia para tratamento médico.

"A gente está oferecendo mais essa oportunidade devido a alguns servidores não terem conseguido comparecer nas datas anteriores que já havíamos disponibilizado. Sabemos que o período é de cautela e alguns deles estavam afastados ou tiveram algum tipo de imprevisto no dia ofertado antes", indica a secretária-adjunta municipal de Atenção Integral à Saúde de Natal, Rayanne Araújo.

Além dos servidores da saúde municipal, a testagem também foi realizada em profissionais de todos os órgãos da administração direta, indireta e fundacional da gestão da capital potiguar. Ao todo, 1.004 exames foram feitos nos dias 25 e 26 de junho. A Prefeitura atendeu ainda a 11.614 pacientes com testes rápidos para Covid-19 no sistema de drive-thru. As ações ocorreram no estádio Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias e foram aprovadas pela população. O drive foi destinado a usuários com mais 60 anos, público que representa 80% dos óbitos da doença na capital, e indivíduos que possuíam alguma comorbidade comprovada.

No total, entre as 11.614 testagens, 2.269 apresentaram algum resultado positivo. Destes, 924 foram identificados na primeira semana do drive (Arena das Dunas) e 1.345 na segunda fase (Nélio Dias).

Em outra frente de atuação, a SMS também disponibiliza a realização de testagem tipo SWAB/PCR nos postos de saúde e a adoção do Protocolo de Manejo para Síndromes Gripais têm trazido eficácia na oferta de atendimento à população. Desde a última segunda-feira (13), as Unidades de Saúde Família (USF) da zona Norte (Parque dos Coqueiros, Vale Dourado e Panatis) começam a ofertar os exames, assim como a USF Monte Líbano, na zona Oeste.

“Essas iniciativas estão se refletindo na diminuição da pressão sobre o nosso sistema de saúde e na melhoria dos números de contágio, infecção e óbitos na cidade. Mesmo assim, devemos seguir com as orientações de só sair de casa em caso de extrema necessidade, manter os hábitos de higiene pessoal e uso de álcool em gel. É um momento de união para que logo a gente possa sair dessa situação”, destacou o secretário municipal de Saúde, George Antunes.