ABC se manifesta contra retorno do futebol no RN e propõe volta em agosto

19 de Junho 2020 - 03h08
Créditos:

A diretoria do ABC se manifestou contra o retorno do Campeonato Potiguar. Confira a nota do clube abaixo.

 

Como é de conhecimento de todos, o estado do Rio Grande do Norte vem sendo fortemente afetado pela pandemia da COVID-19.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde – SESAP, divulgado no dia 15/06/2020, existem 250 pacientes internados em UTI no estado, com uma taxa de ocupação de leitos de 99%. Estamos em uma realidade diferente de outras capitais do próprio Nordeste, como por exemplo, Recife e Fortaleza, em que a curva de contaminação e mortalidade encontram-se em queda. Estas localidades apresentam uma situação confortável em relação a disponibilidade de leitos e suporte hospitalar.

O Departamento Médico do ABC, CONTRAINDICA o retorno das atividades pelo menos nos próximos 45 dias. Aguardamos a liberação dos órgãos de saúde, como: Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina (flexibilização). Manifestamos nosso apoio à posição do médico responsável pela Comissão Médica da FNF, Dr Antônio Araújo, que também não concorda com o retorno do futebol nos próximos dias. Reafirmamos que seguiremos fielmente o protocolo proposto pela Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF. No momento, não há nenhuma segurança para os atletas e funcionários do clube.

Mesmo realizando a testagem em massa, como diz o protocolo, não possuímos retaguarda de leitos no estado. Apresentamos os custos do protocolo de retorno das atividades esportivas, elaborado pela CBF, e estamos em preparação.

Caso a diretoria opte pelo retorno aos treinos, deixamos como data mínima inicial, o dia 01/08/2020. E orientamos a testagem de todos os atletas, funcionários e familiares para os dias 25 e 26/07/2020.

O ABC aguarda e prepara-se para a volta aos gramados, porém a nossa prioridade é a segurança da vida de todos os que fazem o futebol. Pacto pela vida, preservar a saúde dos atletas e da população. Neste momento, as disputas e rivalidades ficam fora do contexto. Nosso esforço e planejamento segue no sentido de fazer um clube cada vez mais forte.

Dr Roberto Vital
Diretor Médico do ABC FC

Dr Fábio Freire
Médico Ortopedista

Dr Rodrigo Braga
Médico Ortopedista