
Com os resultados da 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o rebaixamento do ABC para a terceira divisão está próximo de se confirmar matematicamente.
O alvinegro tinha possibilidades de queda já nesta última rodada após o revés para o Atlético/GO, mas o empate da Ponte Preta/SP com o Ituano/SP deixou a equipe potiguar ainda com chances mínimas de permanência.
Desta forma, o Mais Querido pode cair na próxima rodada contra o Avaí/SC no Estádio Frasqueirão, em Natal, nesta próxima quinta-feira (26).
No cenário atual, o alvinegro pode somente chegar aos 35 pontos na competição, a pontuação atual da Ponte Preta/SP, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, e caso não vença os catarinenses dentro dos seus domínios pela Série B, não poderá alcançar mais a equipe de Campinas.
Junto de uma vitória diante do Avaí/SC, o alvinegro ainda precisa torcer para que a Ponte Preta/SP perca seu próximo jogo contra o Grêmio Novorizontino/SP na sexta-feira (27) às 21h30. Conforme levantamento feito pelo Universidade do Esporte, o ABC ainda necessita de mais três cenários para permanecer na segunda divisão nacional:
- vencer todos os jogos e tirar saldo dos adversários;
- Chapecoense/SC não conquistar três pontos;
- Londrina/PR e Tombense/MG não podem superar a marca de nove vitórias.
O que o ABC precisa para escapar da Série C:
— Universidade do Esporte (@udenott) October 24, 2023
- Ganhar todos os jogos e tirar saldo dos seus concorrentes;
- Ponte Preta perder todos os jogos;
- Chapecoense não conquistar três pontos;
- Londrina e Tombense não podem superar a casa de 9 vitórias.
📸 @gabrielleite0 pic.twitter.com/mS2saxBW2M
No momento, o site Chance de Gol aponta o ABC com 100% de chance de rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. O alvinegro realiza a pior campanha da sua história na segunda divisão na era dos pontos corridos, com 20 pontos somados em 33 rodadas, a equipe se aproxima de superar a pontuação da queda em 2015, quando foi rebaixado com 32 pontos naquela ocasião.
Desde a adoção dos pontos corridos na Série B, o alvinegro já possui três rebaixamentos na competição: 2009, 2015 e 2017. Confira as campanhas:
- Série B de 2009 - 20º colocado com 35 pontos
- Série B de 2015 - 19º colocado com 32 pontos
- Série B de 2017 - 19º colocado com 34 pontos