A residência de Mrs Knabb onde os americanos se sentiam em casa

26 de Agosto 2021 - 13h32
Créditos:

O que aconteceu em Natal quando faltou hospedagem para os americanos, entre os anos de 1941 e 1945, com o auge da base de Parnamirim Field?

Ao longo dos anos, diversas pessoas falaram da grandiosidade da unidade militar e sua importância no cenário estratégico para os aliados, contudo, a presença dos militares em certo ponto se tornou um problema de logística, pois não tinha edificações suficiente para acomodar os dormitórios.

Na própria base, dezenas de áreas de camping foram adaptadas para receber centenas de barracas, pois não existia prédio de alvenaria suficiente. Na cidade, é muito comum ouvir o relato de que “os americanos alugaram casas” para abrigar seus pares, principalmente oficiais.

Um dos locais mais conhecidos era o casarão da senhora Emily (Emilie) Knabb, localizado na avenida Deodoro da Fonseca, número 456, em frente onde hoje existe um supermercado Nordestão. A hospedaria recebia os militares do Air Transport Command (ATC).

A Mrs Knabb era inglesa naturalizada norte-americana, viúva de William Knabb, funcionário da Warton & Pedroza, e mãe de dois filhos, o funcionário da Panair (ADP) Francklin William Knabb, o “Frank”, e o secretário do Consulado dos EUA, Jack Grahan Knabb.

No livro “Natal, USA: II Guerra Mundial”, o escritor Lenine Pinto descreve o local como um grande terreno, com um casarão cercado de grandes árvores mangueiras. A hospedaria chegou a ter quartos em prédio principal e um anexo, além de refeitório e quadra de basquete, para entreter os ianques visitantes. È dito ainda que a calçada era disputada pelas moças da cidade e na parte interna era muito comum encontrar as placas “keep off the grass”.

Um detalhe apontado pelo arquiteto João Maurício foi uma apresentação da orquestra das Forças Armadas USA que teria ocorrido no espaço, inclusive com participação de Tommy Dorsey, famoso maestro à época. De acordo com ele, a população natalense se aglomerou na Avenida Deodoro para acompanhar.

Com o avanço do conflito mundial no Norte da África e Europa, Natal foi perdendo importância e, consequentemente, diminuiu o número de estrangeiros. Entre 1943 e 1944, já não tinha tanta necessidade pelas hospedagens na cidade e a casa de Mrs Kannb perdeu a função e fechou.

Em breve postaremos sobre outros locais associados à segunda guerra, que não eram instalações militares.