Acredito que umas das fotos mais populares que representa Natal na segunda guerra, com exceção de Vargas e Roosevelt a bordo do jeep Nº 7, seja a da menina na janela de sua residência na Avenida Rio Branco. Sempre que alguém via a foto falava que ela estava paquerando os americanos, ou pelo menos ouviu alguém dizer.

Pois bem, há poucos dias, eu tive o prazer de conhecer o irmão da mocinha e ele esclareceu que a menina à época era uma adolescente de aproximadamente 13 anos, portanto, não tinha esse interesse nos americanos. De acordo com ele, a história ganhou o mundo com a publicação da foto em diversas revistas e jornais - inclusive no livro Flight To Everywhere - , e todas as vezes quando havia oportunidade ele explicava que a foto era uma má interpretação. Atualmente, a Getty Images detém o direito de uso da fotografia e ainda consta em seu site, em petro e branco ou colorida.

Fomos informado ainda que a casa, cenário da foto, ainda pertence a família e está fechada há anos, restando apenas o piso e algumas paredes da residência original.

[13.01.2020] - Atualizado: Diversas pessoas me perguntaram se a menina da janela ainda estava morando em Natal. A resposta é não. Segundo o irmão, ela já é falecida.

Foto que está com a Getty Images

Atual estado da casa que serviu de cenário