77 parlamentares de oposição assinam pedido de impeachment de Barroso

19 de julho 2023 - 11h18
Créditos:

Deputados e senadores da oposição protocolaram, nesta quarta-feira (19), um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Enviado à Presidência do Senado Federal, o documento conta com 77 assinaturas de parlamentares de 10 partidos.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, parlamentares criticaram a fala proferida por Barroso na última semana, quando o ministro afirmou que o país “derrotou a censura, a tortura e o bolsonarismo”.

De acordo com o grupo, os signatários do pedido de impeachment integram os seguintes partidos: PL, MDB, Novo, União, PSDB, PP, Podemos, Republicanos, PSD e Patriota.

Inicialmente, parlamentares afirmaram que o pedido de impeachment contava com 78 assinaturas até o momento — 15 senadores e 63 deputados.

No entanto, na denúncia protocolada junto à Mesa, a lista de deputados signatários possui um nome duplicado. A quantidade de assinaturas que constam no documento, portanto, é de 77 nomes.

A oposição defende que as declarações feitas por Barroso na última semana ferem a Lei nº 1.079/50, que dispõe sobre crimes de responsabilidade.

Com informações de Metrópoles

Notícias relacionadas

Últimas notícias