41 trabalhadores presos há 17 dias em túnel na Índia são resgatados

28 de Novembro 2023 - 10h54
Créditos:

Todos os trabalhadores indianos presos há 17 dias em um túnel que desabou parcialmente em Uttarakhand, no norte do país foram resgatados nesta terça-feira (28).

Os 41 funcionários foram puxados individualmente por macas com rodas através de um tubo de aço de 90 cm de largura, sendo todo o processo concluído em cerca de uma hora.

Uma multidão de residentes locais reunidos em torno do túnel irrompeu de alegria e soltou fogos de artifício em comemoração.

Um grupo de mineiros especialistas em escavações manuais e estreitas foi convocado de última hora para auxiliar no resgate. Eles romperam os cerca de 60 metros de rochas, terra e metal e foram muito importantes para o sucesso da operação, já que a máquina de perfuração quebrou na última sexta enquanto perfurava o terreno montanhoso de Uttarakhand.

O túnel que ocorreu o acidente faz parte da autoestrada Char Dham, um megaprojeto do governo indiano para criar uma rota turística entre diferentes templos hindus, com estradas cortando o Himalaia. No entanto, parte da obra desabou em 12 de novembro, deixando os trabalhadores presos dentro de uma das maiores cadeias de montanhas do mundo.

Desde então, a força-tarefa para resgatar os operários avançou lentamente, por causa da queda de escombros e das avarias nas máquinas de perfuração.

As autoridades não disseram o que causou o desabamento, mas a região é propensa a deslizamentos de terra, terremotos e inundações.

Com informações de G1