10 sinais que indicam começo de um câncer que você precisa saber

19 de Abril 2022 - 06h21
Créditos:

O câncer acontece quando há uma alteração no DNA da célula, que começa a executar de forma errada suas atividades. É cada vez maior o número de pessoas que são diagnosticadas com essa doença no mundo.

Alguns tumores são silenciosos, não apresentando nenhum sintoma, mas vale lembrar que, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por essa razão é importante realizar exames com frequência.  Veja 10 sinais emitidos pelo organismo quando acontece um câncer.

10 manifestações que podem significar o começo de um câncer:
Emagrecimento sem causa aparente

Um dos primeiros sintomas do câncer é a perda de peso sem nenhum esforço, dieta ou atividade física.  Esse sintoma pode indicar o começo de um câncer de estômago, intestino, pâncreas, pulmão ou esôfago.

Inchaços ou caroço que surgem repentinamente

Caroços ou inchaços que surgem repentinamente e que não desaparecem, pode ser um indício de câncer, principalmente, se nascer na axila, pescoço, estômago, colo, seios e testículos.

Tosse que dura muitos dias

Tosses que duram mais de 4 semanas carecem de investigação médica para identificar suas causas. E fica o alerta, se a tosse vier acompanhada de sangue e falta de ar, pode ser uma manifestação de câncer no pulmão.

Alterações de coloração e tamanho de sinais e pintas na pele

As pintas são um dos primeiros sinais de câncer de pele. Mas outras alterações também podem ser indicativas da doença, são as manchas que costumam sangrar, ou que parecem estar cheias de líquidos, ou que estejam se descamando. Nesses casos, é necessário ir ao médico dermatologista para investigar melhor.

Urina e fezes com sangue

Esse sintoma pode ser indicativo de câncer no intestino, na bexiga ou rins. Frequentes idas ao banheiro não devem ser ignoradas, se isso ocorre com frequência o recomendado é procurar um médico.

Distúrbios urinários

Quaisquer alterações na rotina de ida ao banheiro não devem ser ignoradas, vontade de fazer xixi o tempo todo, ou dificuldade para urinar precisa ser avaliada através de exames médicos. Cabe ressaltar, que nos homens mudanças no trato urinário podem ser sintomas de câncer de próstata.

Dores sem motivações aparentes

Existem tumores que podem pressionar os ossos, nervos ou até os órgãos e que provocam dores que aparentemente surgem do nada. Mas se persistirem por mais de quatros semanas devem ser avaliadas, pois podem indicar o desenvolvimento de um câncer.

Azia recorrente e forte

O aparecimento de azia forte e persistente pode indicar um começo de câncer no estômago ou garganta.

Dificuldade para engolir

Um dos principais sintomas de câncer no esôfago é a dificuldade para engolir os alimentos, a sensação é de ter uma bola na garganta que dói quando há a deglutição da comida.

Sudorese noturna

Esse sintoma pode indicar um câncer do sistema linfático.

Com informações de RBS