
No ano de 1976, ABC e América eram os representantes potiguares no Campeonato Nacional e dividiram o Grupo F com Flamengo/RJ, Volta Redonda/RJ, Santa Cruz/PE, Sport/PE, Náutico/PE, Flamengo/PI e Sampaio Correia/MA.
Era a estreia do Flamengo na competição, jogando no Maracanã, diante de sua torcida. Noite de quarta-feira, 1º de setembro. A primeira partida sem Geraldo, “o Assobiador”. Ausente no jogo e na vida há exatos sete dias. O Flamengo entrou em campo com o uniforme de listras horizontais em preto e vermelho e os calções pretos, como havia feito em 1955, na primeira partida após a morte do presidente Gilberto Cardoso, cujo coração parou em plena campanha do tricampeonato (1953/54/55). Antes, o grupo havia decidido que para este jogo não haveria concentração na véspera para evitar a tristeza coletiva.
Nas arquibancadas, as bandeiras do Flamengo não foram desfraldadas. E as faixas, dobradas, a permitir que somente o preto ficasse à mostra em sinal de luto.
A partida foi mostrada ao vivo para o Estado do Rio Grande do Norte pela TV Universitária – Canal 5 – uma novidade para a época. O ABC, com esquema tático defensivo, e o Flamengo, abalado emocionalmente com a perda do jogador Geraldo, fizeram partida monótona e sem criatividade, conforme contou o Diário de Natal. Aos 6 minutos de jogo, numa saída errada de Drailton, Zico lançou Paulinho em profundidade, tendo este cruzado para a área e encontrado o mesmo Zico, que abriu o placar. Aos 31 minutos, o segundo gol do Flamengo, quando Luisinho Lemos passou por três adversários e tocou para Zico marcar novamente.
O maior jogador da história do Flamengo homenageava o seu melhor amigo no futebol da melhor forma: vencendo o jogo e com dois gols.
Na foto que ilustra a postagem vemos o momento do minuto de silêncio que precedeu a partida, com Zico e Luisinho Lemos cabisbaixos. Ao fundo, o árbitro e o volante Drailton (ABC).
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 0 ABC FC
Data: 01.09.1976
Local: Maracanã
Árbitro: Jarbas de Castro Pedra
Público: 22.494
Renda: Cr$ 344.453,00 (trezentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e cinquenta e três cruzeiros)
Gols: Zico (6’ e 31’)
FLAMENGO: Cantarelli; Toninho, Rondinelle, Jaime e Júnior; Merica, Tadeu e Luiz Paulo (Julinho); Paulinho, Luisinho Lemos e Zico. Técnico: Carlos Froner
ABC: Hélio Show; Fidélis, Pradera, Wagner e Vuca; Drailton, Maranhão e Danilo Menezes (Amauri); Noé Soares, Joel Maneca (Raimundinho) e Xisté. Técnico: João Avelino
Créditos de Imagens e Informações para criação do texto: Revista Placar; Diário de Natal; Jornal dos Sports.