
José de Abreu, 77, foi condenado a indenizar o também ator Carlos Vereza, 84, em R$ 35 mil. A informação é de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, que teve acesso à decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
Em janeiro de 2020, José de Abreu fez posts no X (antigo Twitter) chamando Vereza de "sem caráter", "esclerosado", e "fascista", além de acusar o ator de agredir uma colega com uma bengala durante a novela "Corpo Dourado".
Vereza alegou na ação que as publicações lhe feriram a honra e pediu uma indenização por danos morais e retratação pública de Zé de Abreu.
O autor das publicações alegou ter liberdade de expressão e que suas manifestações seriam "cobranças democráticas".
Meu caro colega Carlos Vereza.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) January 27, 2020
Achei muito bonito seu apelo para que eu respeite Regina Duarte, mas infelizmente eu não respeito nem fascistas nem quem os apoia, como você e ela. Achei bonita sua hipocrisia, sua falta de caráter e memória,digna de um esclerosado que costuma falar
A juíza Flávia Viveiros de Castro julgou a ação de Vereza como procedente. "Da leitura das postagens realizadas pelo réu não se retira nenhum conteúdo crítico, informativo ou em manifestação democrática, mas sim com a intenção única de ofender o autor por pensar diferente dele, o que evidentemente ultrapassa o seu direito à liberdade de expressão", escreveu na decisão.
José de Abreu foi condenado a pagar R$ 35 mil por danos morais, com correção monetária e juros a partir da sentença, além de retratação pública na mesma rede social em que aconteceram as ofensas.