Wallace é suspenso por post com enquete sobre tiros em Lula e fica fora da Superliga de vôlei

03 de Abril 2023 - 14h09
Créditos:

Wallace, do Cruzeiro, foi punido pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 90 dias de suspensão após post com enquete sobre tiros no Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento, realizado nesta segunda, definiu a suspensão do atleta, com início a partir de 3 de fevereiro, data do post, até 3 de maio. Assim, Wallace está fora da reta final da Superliga Masculina.

Além da punição por 90 dias, Wallace fica impedido de representar a seleção brasileira por um ano - até 3 de fevereiro de 2024. 

A decisão foi unânime. Wallace foi condenado por "ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais". 

No início de março, o Conselho de Ética do COB havia decidido, por unanimidade, prorrogar por mais 30 dias a suspensão ao oposto Wallace, do Cruzeiro. Nesta segunda, o jogador foi julgado pelo conselho.

Wallace está afastado dos jogos desde o início de fevereiro, após publicar nas redes sociais, em 31 de janeiro, uma foto em estande de tiro, segurando uma arma de fogo e abrir para perguntas dos seguidores. Um deles perguntou se Wallace usaria a arma para atirar no rosto do presidente Lula. O atleta, apoiador declarado de Jair Bolsonaro, republicou a mensagem com uma enquete: "Alguém faria isso?" As alternativas de resposta eram "sim" e "não".

Suspenso pelo COB, Wallace também foi alvo de notícia de infração no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol. Porém, o STJD arquivou a denúncia, alegando que não há relação das atitudes do atleta com o esporte.

Com informações de GE