Vilão da dieta ou aliado contra a obesidade? Veja o que a ciência revela sobre o feijão

27 de Agosto 2024 - 12h02
Créditos: Reprodução

 

A população brasileira tem consumido menos feijão, de acordo com pesquisas como a Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), conduzida pelo Ministério da Saúde. Uma das razões para essa queda é o mito de que o alimento engorda. Porém, um estudo recente publicado no Nutrition Journal desmistifica essa ideia.

Pesquisadores, liderados pelo nutricionista Yanni Papanikolaou, descobriram que há uma relação positiva entre o consumo de feijão e um menor Índice de Massa Corporal (IMC). Eles utilizaram dados de mais de 44 mil adultos da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) nos Estados Unidos.

Maior Consumo de Feijão e Redução do IMC
Segundo o estudo, as pessoas que consomem feijão têm melhores resultados relacionados ao peso em comparação àquelas que o evitam. Os maiores consumidores de feijão pesavam 2,5 quilos a menos e apresentavam uma cintura 2,3 cm menor, indicando uma menor chance de desenvolver síndrome metabólica.

A circunferência abdominal é um indicativo sobre a saúde metabólica, que abrange condições como hipertensão e diabetes. O feijão, além de ajudar na redução de peso, também favorece a saúde geral por ser rico em nutrientes.

Quais são os benefícios do feijão para a saúde?
O feijão é uma leguminosa extremamente benéfica e faz parte de uma dieta equilibrada. Segundo a nutricionista Mariana Staut Zukeran, o consumo de feijão está associado a menores riscos de doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer, graças ao seu conteúdo de fibras.

Além disso, o feijão é rico em minerais como potássio, ferro e magnésio, e vitaminas do complexo B, como ácido fólico. Esses nutrientes são essenciais para a boa saúde e podem melhorar a função imunológica e até o humor.

Como preparar o feijão corretamente?
Para maximizar os benefícios do feijão, é recomendável deixá-lo de molho por 12 horas, trocando a água várias vezes. Isso não só reduz substâncias que causam desconforto, como gases, mas também elimina compostos antinutricionais que dificultam a absorção de minerais.

Deixe o feijão de molho por 12 horas.
Troque a água várias vezes durante esse período.
Utilize a panela de pressão para otimizar o tempo de cocção.
Congele pequenas porções para facilitar a utilização diária.

Quais variedades de feijão usar no dia a dia?
Incorporar diferentes tipos de feijão na dieta pode ser uma excelente forma de manter o cardápio variado e repleto de nutrientes. Aqui estão algumas dicas:

Feijão branco: Ideal para saladas.
Feijão carioca: Perfeito para acompanhar o arroz.
Feijão preto: Excelente para feijoadas.
Feijão vermelho: Maravilhoso em sopas.

Com informações de Terra Brasil Notícias