[VÍDEO] Lula é alvo de protestos de grevistas em SP e diz: 'Que bom que podem vir'

25 de Maio 2024 - 17h52
Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Estudantes, funcionários e professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) de Guarulhos protestaram durante um evento com o presidente Lula, na manhã de hoje na Grande São Paulo.

Lula fez um afago aos grevistas, destacando o direito à greve. No palco, o petista disse: "Queria lembrar, estou vendo alguns companheiros, levantando um cartaz ali para mim: 'Estamos de greve'. Quem bom que vocês podem vir num comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve, que bom", afirmou.

"Há pouco tempo, os estudantes não podiam se manifestar", disse Lula, em referência ao governo Bolsonaro. "Os professores não podiam reivindicar. Os reitores não podiam reclamar, e o governo não estava disposta a negociar", declarou o petista. Durante sua gestão, Jair Bolsonaro rompeu uma tradição dos anos 1990. Ele nomeou 19 reitores de universidades federais que não haviam sido os mais votados, privilegiando o alinhamento político. As escolhas levaram docentes a apontarem um ataque à autonomia universitária.

Gritos de "ih, fora" para os grevistas. Alguns presentes ao comício reprovaram a presença dos manifestantes da Unifesp com gritos para que deixassem ao local.

Lula recebeu carta de funcionários da Unifesp. Já os estudantes disseram que não conseguiram falar com o presidente.

Protesto contra governo Lula pelo segundo dia seguido. Em Araraquara, na sexta (25), Lula também enfrentou reclamações. Professores protestaram contra a interrupção pelo governo federal da negociação por reajuste salarial.

Evento ocorreu para inaugurar duas obras na Via Dutra. Governo federal anunciou a liberação do novo trevo Jacu-Pêssego, no km 213, e da pista marginal no sentido São Paulo, entre o km 209,5 e o km 211,8 do trevo de Bonsucesso, em Guarulhos. As duas obras ficam a menos de cinco quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo o governo, as construções esse pacote está estimado em R$ 1,4 bilhão.

Com informações do UOL