
Um jato de combate explodiu no ar ao tentar fazer uma manobra arriscada em baixa altitude, em Chattogram, Bangladesh, na semana passada.
A aeronave modelo Yakovlev Yak-130 realizou uma manobra com três giros muito próximo ao solo e a fuselagem do avião raspou na pista. Devido ao fato de o jato está em alta velocidade, há um princípio de incêndio e fragmentos se desprendem do avião. O piloto teria tentado fazer manobra similar a do filme "Top Gun", estrelado por Tom Cruise, segundo informações do Daily Mail.
Tripulantes precisaram ejetar. O piloto Muhammad Asim Jawad e o copiloto Sohan Hasan Khan foram resgatados com vida no rio Karnaphuli por equipes da Força Aérea e da Marinha de Bangladesh.
Piloto não resistiu e morreu. De acordo com a imprensa britânica, Muhammad não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Sohan segue internado e o estado de saúde é considerado grave.
Jato teve falha mecânica, alega Força Aérea do país. Em comunicado, o Departamento de Relações Públicas Interserviços de Bangladesh informou que a queda da aeronave foi ocasionada por uma falha mecânica e negou haver correlação com a manobra arriscada em baixa altitude. A Força Aérea diz ainda que os pilotos fizeram o possível para evitar que a explosão ocorresse em uma área de habitação. Os restos do jato foram recuperados.
Veja imagens:
𝐓𝐫𝐚𝐠𝐢𝐜 𝐀𝐞𝐫𝐨𝐛𝐚𝐭𝐢𝐜 𝐌𝐚𝐧𝐞𝐮𝐯𝐞𝐫 𝐑𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐬 𝐢𝐧 𝐃𝐞𝐚𝐭𝐡 𝐨𝐟 𝐁𝐚𝐧𝐠𝐥𝐚𝐝𝐞𝐬𝐡 𝐀𝐢𝐫 𝐅𝐨𝐫𝐜𝐞 𝐒𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐨𝐧 𝐋𝐞𝐚𝐝𝐞𝐫.
— Sami (@ZulkarnainSaer) May 11, 2024
Earlier statement from @BD_Air_Force , said the crashed YAK 130 fighter jet encountered mechanical failure, resulting in a… pic.twitter.com/iHsCPZE3xB
Com informações de UOL