
Um foguete não tripulado explodiu pouco depois de ser lançado no Japão, na manhã de quarta-feira (13), pelo horário local — noite de terça-feira (12) no Brasil. O objeto era da empresa "Space One", que tentava ser a primeira companhia japonesa a colocar um satélite em órbita.
O foguete tinha 18 metros de comprimento e quatro estágios. Batizado como "Kairos", o objeto explodiu segundos após o lançamento na península de Kii, no oeste do Japão.
O lançamento estava sendo transmitido pela TV japonesa. Após a explosão, a transmissão mostrou uma grande nuvem de fumaça e bombeiros combatendo um incêndio que havia se iniciado na região.
Até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre feridos. As causas da explosão estão sendo investigadas.
A empresa informou que o lançamento era altamente automatizado. Nestes casos, as equipes de controle ficam longe da plataforma de lançamento.
Se tivesse sucesso, o Kairos colocaria em órbita um satélite experimental do governo, que poderia substituir temporariamente equipamentos de inteligência.
Recentemente, a Space One fechou um acordo com o Ministério da Defesa do Japão para aumentar a carga útil de seus foguetes.
Ver essa foto no Instagram
Com informações do G1