VÍDEO: Criticada, Janja discursa com Lula, chora e diz ter coragem

08 de Março 2025 - 08h18
Créditos: Reprodução

A primeira-dama Janja Lula da Silva discursou nesta sexta-feira (7) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chorou ao dizer que não tem “medo” e nem “vergonha”, mas “coragem”. Alvo de requerimentos da oposição que pedem informações sobre seus gastos, ela é criticada dentro e fora do governo. O petista pediu para que Janja falasse sobre o Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março. Os 2 participaram de evento de entrega de terras para o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Campo do Meio (MG).

“Queria agradecer o carinho que fui recebida aqui por algumas companheiras. É um carinho que só me faz seguir de cabeça levantada. Eu não tenho medo, eu não tenho vergonha, eu só tenho coragem. E a coragem são vocês mulheres hoje, aqui, as mulheres que me abraçam todos os dias. E hoje eu queria dividir com vocês isso, a coragem de seguir lutando por um Brasil e por um mundo mais justo, solidário e igualitário para todas e todos”, disse a primeira-dama, com lágrimas nos olhos.

Janja começou a discursar depois que Lula pediu para ela falar sobre a importância das mulheres na sociedade, que, segundo o presidente, “aprenderam a não serem subjugadas”. Chamou ela de “dona Janja”.

“Durante milhes [sic] de anos, as mulheres foram subjugadas, as mulheres foram tradadas como objetos, como cidadãs de 2ª ou 3ª categoria. E muitas de vocês aprenderam a levantar a cabeça, aprenderam a não serem subjugadas. Eu queria que a dona Janja viesse aqui. Eu estou pedindo por favor, não estou mandando você vir aqui, estou pedindo por favor”, afirmou o petista.

A primeira-dama declarou que o Dia Internacional das Mulheres chega a ser um pouco triste pela violência que as mulheres sofrem diariamente.

“Amanhã é um dia de comemorar, um dia de luta, mas também é um dia de um pouco de tristeza porque está muito difícil para nós mulheres cotidianamente sermos mortas, violentadas, ter nosso corpo exposto. Acho que amanhã é dia de lembrar todas as companheiras que tombaram e a gente sabe que tem muitas companheiras dos movimentos que estão aqui que tombaram”, disse.

Veja trecho da fala de Janja:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Poder360 (@poder360)

Com informações de Poder 360

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!