Veja quanto tempo é necessário para tomar dose de reforço, após pegar a covid-19

18 de Janeiro 2022 - 14h12
Créditos:

O Ministério da Saúde recomenda esperar quatro semanas após se infectado pelo o vírus. Especialistas da saúde alertam que completar o ciclo vacinal é fundamental mesmo para que já teve covid.

Com as festas de fim de ano os números de pessoas infectadas pela covid-19 teve um aumento em todas as regiões do país, os profissionais reforçam os cuidados para não pegar o vírus, e alerta que ele ainda não acabou, com a vacinação seguindo a todo vapor mais de 68% da população está com as duas doses, quem tomou a vacina no mês de setembro de 2021, está apto para receber a dose de reforço, mas, caso você tenha testado positivo para o coronavírus, quanto tempo depois pode receber a dose adicional?

Uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que foram infectadas com o SARS-CoV-2 adiem a vacinação até a recuperação total (para qualquer dose). Aguardar pelo menos quatro semanas.

"Esse é o tempo de espera estipulado pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros países desde o começo da vacinação. Se alguém está com Covid, deve esperar quatro semanas para receber a vacina", orienta o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Kfouri explica que esse espaçamento é importante para que a pessoa não confunda as reações e sintomas da vacina com a infecção. Além disso, o sistema imunológico está combatendo a doença e não vai se preparar para receber a vacinação.

O governo anuncia uma quarta dose para imunossuprimidos, e reduz o intervalo do reforço vacinal.

Portal G1