Treineiros: um a cada 10 candidatos do Enem no RN fará provas como teste

24 de julho 2019 - 03h47
Créditos:

Um a cada dez estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano é treineiro, candidato que se submete às provas apenas para testar conhecimentos e se preparar para as edições seguintes. A média nacional (12,1%) também se reflete no Rio Grande do Norte (10,9%), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou recentemente o perfil dos concorrentes de 2019.

Em uma escola particular de Natal, a porcentagem de alunos do 2º do Ensino Médio que vão fazer o Enem já neste ano é alta: 89,25%. Trata-se do Complexo Educacional Contemporâneo, cuja direção explica que a iniciativa de praticar as provas é dos próprios estudantes, que querem fazer o Exame como forma de preparação para as edições futuras. No 1º ano, o índice de inscritos é de 32%.

“Apesar de a escola fazer várias simulações de como funciona o Enem ao longo do ano, os estudantes cada vez mais querem avaliar o seu desempenho na prova. Querem saber como estão aproveitando o tempo disponível e o que falta para eles atingirem o objetivo desejado nos anos seguintes”, explica Irany Xavier de Andrade, educadora à frente da instituição de ensino.

Uma das treineiras da edição 2019 é a estudante Luma Sabar, de 16 anos, que estuda no Contemporâneo. Ela já fez as provas de 2018 como teste, quando anda estava no 1ª ano e agora vai repetir o treino. “Consegui 900 pontos na redação do ano passado, o que me estimulou muito. Vou fazer novamente para estar 100% preparada e familiarizada com o tempo e o estilo da prova”, disse ela, que pretende escolher um curso da área de Humanas para estudar.

O Ministério da Educação (MEC) permite que estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio façam o exame para uma autoavaliação. As provas são as mesmas dos demais participantes, mas as notas só são divulgadas dois meses depois que são conhecidos os resultados dos candidatos que já concluíram ou estão concluindo os estudos. O Enem 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 119 mil pessoas farão o Exame no RN.