"Tortura não se comemora e ditadura não se homenageia", diz Fátima em evento

01 de Abril 2021 - 02h58
Créditos:

O juiz Andreo Aleksandro Nobre Marques tomou posse como presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn) para o triênio 2021-2023 nesta quarta-feira (31). Com o dia marcado pelo aniversário do Golpe Militar no Brasil, a governadora Fátima Bezerra, convidada a participar da solenidade online, destacou a importância da manutenção da democracia. 

“Em 31 de março de 1964 se instaurou o regime militar, que por 21 anos rompeu com a democracia, com as instituições democráticas e com a imprensa; calou vozes, apagou sonhos, interditou o futuro do país. Passados 57 anos, ainda é necessário dizer que tortura não se comemora e ditadura não se homenageia; dizer que a democracia é o bem mais valioso que existe, porque sem ela a realização da vida e dos direitos não é possível”, disse Fátima Bezerra ao lembrar dos mortos, perseguidos, torturados e exilados desse tempo. 

A governadora parabenizou aos empossados e a todos que fazem a Amarn e lembrou que como parlamentar sempre esteve junto aos magistrados e agora, no exercício do Poder Executivo, mantém uma relação construtiva e fraterna. 

Fátima Bezerra destacou também a importância da união dos Poderes, com cooperação, diálogo e parcerias nesse momento crítico de pandemia, e prestou solidariedade às famílias enlutadas.  

O juiz Andreo Marques também prestou homenagens às vítimas da Covid-19 e suas famílias. Para ele, o combate à pandemia é a principal luta a ser travada neste momento, não só pelos potiguares, mas pela humanidade. Ele também destacou a importância do Poder Judiciário na constituição da democracia.

“As pessoas passam, as instituições ficam. Embora sabedores dessa verdade, é preciso reconhecer todos os esforços dos que se dedicaram a servir ao interesse comum”, disse o novo presidente da Amarn, parabenizando a gestão que se encerrou nesta quarta-feira.

O juiz Andreo sucede o presidente Herval Sampaio, além de demais membros da diretoria e conselho fiscal. Mais 21 magistrados também foram eleitos junto com a chapa para o conselho executivo e o conselho fiscal. 

Confira:

Conselho executivo:
Presidência- Andreo Aleksandro Nobre Marques
Vice-presidência Institucional – Roberto Francisco Guedes de Lima
Vice-presidência Administrativa – Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas
Vice-Presidência Financeira – Artur Cortez Bonifácio
Vice-presidência de Comunicação – Luiz Cândido de Andrade Villaça
Vice-presidência Cultural – Bruno Montenegro Ribeiro Dantas
Vice-presidência Social – Maria Soledade de Araújo Fernandes
Vice-presidência de Esportes – Klaus Cleber Morais de Mendonça
Vice-presidência dos Aposentados e pensionistas – José Herval Sampaio Júnior
Vice-presidência da Região Oeste – Uefla Fernanda Duarte Fernandes
Vice-presidência da Região do Seridó – Tânia de Lima Villaça
Vice-presidência de Prerrogativas – Diego Costa Pinto Dantas
Vice-presidência de assuntos Legislativos e Jurídicos – Tatiana Socoloski Perazzo Paz de Melo

Conselho Fiscal:
Suiane de Castro Fonseca
Daniela do Nascimento Cosmo
Jussier Barbalho Campos
Cleanto Fortunato da Silva
Ruth Araújo Viana
Josane Peixoto Noronha
Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos
Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes
Sérgio Roberto Nascimento Maia

Presenças: 
Entre os presentes, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), Magid Nauef Lauar; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; outros magistrados potiguares e representantes de associações estaduais de magistrados; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; representando a Câmara Municipal de Natal, a vereadora Nina Souza; o reitor da Universidade Federal do rio Grande do Norte, José Daniel Diniz Melo; o presidente da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte (OAB-RN), Aldo Medeiros.