SENAI-RN recebe executivos da gigante americana Invenergy, de olho em soluções para avançar no Brasil

02 de Setembro 2022 - 14h27
Créditos:

Executivos da gigante americana Invenergy, a maior empresa global de capital privado de desenvolvimento e operação de projetos de energia sustentável, conheceram na quarta-feira (31), em Natal, os serviços e a infraestrutura disponíveis no SENAI-RN, em busca de soluções para o que chamam de “o grande desafio no mercado”: a oferta de profissionais qualificados/as para dar vazão à expansão do negócio.

“Nós temos grandes aspirações de crescer no Brasil e estamos buscando uma organização que nos dê o suporte necessário para treinar a força de trabalho existente e também para aumentar essa força de trabalho”, disse o vice-presidente executivo de Operações da companhia, James Raffarty. “Ainda é cedo para falar sobre números ou metas no país, mas, sem dúvida, nós queremos aumentar a equipe e o desafio, no setor, é encontrar gente qualificada”, acrescentou.

A Invenergy e as empresas afiliadas desenvolvem, possuem e operam em larga escala instalações de geração e armazenamento de energia limpa e renovável nas Américas, Europa e Ásia.

A operação no Brasil teve início em março deste ano, após aquisição da Alísios, empresa de serviços eólicos baseada no Rio Grande do Norte.

Qualificação

Em meio a atividades como inspeção de aerogeradores, comissionamento, operação e manutenção, a empresa quer expandir a atuação no mercado, cujo tamanho e tecnologias disponíveis já despontaram como “extremamente atrativos”, nas palavras do executivo.

A intenção, complementa o diretor de Operações Brasil, da Invenergy, Javier Pardiñas, é alcançar esse objetivo com investimentos em qualificação para a equipe já em campo e via contratação de novos técnicos de Operação & Manutenção (O&M).

“O propósito, com essa viagem e com as que estão por vir, é tentar compreender de maneira mais profunda onde nós estamos, como podemos expandir nossas operações, como podemos crescer no mercado e, também, entender a cultura de onde estamos operando”, acrescentou o diretor de Operações México da companhia, Miguel Catena, que também participou da visita. O objetivo, resume ele, é identificar in loco as particularidades da região para adaptar as políticas e padrões que nasceram na sede, nos Estados Unidos, à realidade local. Além da operação no Brasil, a companhia possui escritórios de desenvolvimento regional nos Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Japão, Polônia e Escócia.

Esta foi a segunda visita de representantes da empresa ao SENAI-RN, neste ano. Na primeira, realizada em julho, o vice-presidente, Asset Management e Country Manager no Brasil, Rodolpho Scheeffer, acompanhado de Pardiñas e do coordenador da companhia no país, João Manuel Sousa Camilo, já havia antecipado ao diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e ao coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Antonio Medeiros, a necessidade de expansão do número de profissionais de nível técnico no estado para dar vazão aos planos de crescimento da companhia.

Na visita desta quarta, os executivos foram recebidos no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN pelo pesquisador líder do laboratório de Energia Eólica do ISI, Luciano Bezerra, pelo assessor especial da diretoria, Benilton Medeiros, pela coordenadora de educação, Rubia Lahm, e pela supervisora pedagógica do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Patricia Mello.