Semurb multa Caern após vazamento de esgoto para o Canal do Baldo

13 de Fevereiro 2025 - 06h48
Créditos: Reprodução

O rompimento de uma tubulação da rede de esgoto da Caern está causando problemas no canal do Baldo e, consequentemente, no Rio Potengi. Moradores e pedestres que transitam no entorno, no Barro Vermelho, bairro da zona Leste de Natal, registraram queixas devido aos odores que a água do canal tem apresentado e levado ao aumento do número de insetos e roedores no local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) confirmou que aplicou uma multa na Caern pelo o ocorrido.

De acordo com a Caern, os funcionários da empresa já estão trabalhando no conserto de um coletor tronco de esgotos localizado em uma área militar no bairro Barro Vermelho, que tem a função de receber e transportar o esgoto coletado de diversas redes menores. O trecho está sendo substituido.

A Caern explicou que o trabalho de conserto é complexo devido à profundidade da tubulação. “O trabalho é de grande complexidade, em condições altamente desfavoráveis, pois a rede está localizada a mais de sete metros de profundidade e não é possível interromper o fluxo de esgoto durante o reparo. O extravasamento tem afetado o Canal do Baldo. O serviço de recuperação está sendo executado , com a escavação para assentamento da tubulação restante, e a interligação será feita nesta madrugada, tendo em vista condições mais adequadas em função da baixa contribuição na rede de esgoto”, explicou, em nota.

O problema já havia sido corrigido na última sexta-feira (7), porém, voltou a ocorrer no sábado (8).

Com informações de Tribuna do Norte