Com a chegada do verão e da alta estação as praias ficam lotadas de banhistas, e com isso aumenta o fluxo de pessoas, de vendas e consequentemente de lixo produzido. Para coibir o problema do excesso de resíduos e evitar a proliferação de roedores, sobretudo, nos enrocamentos, a Prefeitura do Natal está estruturando uma nova ação para conscientizar a população nas praias sobre o descarte de lixo. Na manhã desta segunda-feira (20), uma reunião entre várias pastas, no Centro de Controle de Zoonoses, em Nova Descoberta, pontuou algumas medidas que vão ser tomadas na orla.

A campanha encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) tem como objetivo conscientizar os banhistas, comerciantes, quiosqueiros e locatários sobre o descarte correto do lixo, a fim de evitar atrativos de restos de comidas que contribuem para proliferação dos roedores. Entre as ações estabelecidas estão mutirões de limpeza nas praias e abordagem corpo a corpo para entrega de material educativo.

As ações de conscientização nas praias de Natal devem começar ainda este mês e seguem até o final de fevereiro, sempre nas quartas e sextas-feiras durante o período de campanha. A cada quatro meses é feita a ação de desratização nas praias. A primeira ação de desratização nas praias para este ano será realizada no dia 3 de fevereiro com local ainda a ser definido.