Representantes da economia nacional e internacional visitam Guararapes no RN

17 de Setembro 2019 - 14h22
Créditos:

Cerca de 200 pessoas, entre empresários e representantes do setor econômico, participaram na manhã desta terça-feira (17) de visitas técnicas às empresas de destaque no território potiguar, como a Guararapes Confecções, Sterbom, e institutos de tecnologia e pesquisa, como o Instituto Metrópole Digital, CTGAS-ER e a Casa Passiva. As visitas fazem parte da programação do 37º Encontro Econômico Brasil – Alemanha, que ocorreu em Natal, nos dias 15, 16 e 17. Na Guararapes, pertencente ao Grupo Riachuelo, o grupo de visitantes percorreu os diversos setores da fábrica, localizada em Extremoz, de mais de 500 mil metros  quadrados, e cerca de 7.200 funcionários. Ao todo, o Grupo Riachuelo é composta por mais de 40 mil funcionários.

Os dois destaques da visita foram os recentes investimentos tecnológicos na fábrica e na área de saúde do colaborador. Segundo Jairo Amorim, diretor executivo da Guararapes, os principais campos em que a tecnologia industrial 4.0, que já integra a realidade da empresa, é no setor de estamparia, com um equipamento digital e de aplicação automática de strass. “Nossa equipe de Tecnologia da Informação está em constante crescimento. Eles trabalham exclusivamente em criações de software, algoritmos, para transformar os processos mais inteligentes e produtivos. Nosso objetivo é aumentar a nossa competitividade, a partir de uma maior e melhor produção”, afirma.

Na área de clínica médica, os visitantes puderam conhecer toda a estrutura ambulatorial, como uma espécie de hospital dentro da fábrica, fornecida gratuitamente aos funcionários da empresa. Para Bernd Kalbfell, representante do segundo maior banco da Alemanha, o Commerzbank AG, que também esteve presente com stand no EEBA, localizado cidade de Frankfurt, a responsabilidade social é um setor de forte interesse da instituição financeira. “Esta preocupação da empresa com os funcionários é um valor importante e que abre portas para negócios na Alemanha. A  área de saúde é um setor sensível da indústria têxtil e é importante ver esta iniciativa da Guararapes.  ”

A Commerzbank AG, o financia maquinário alemão a outros países. Jairo Amorim reforça a importância dessa integração entre os países, visto que, segundo ele, a Alemanha é um dos maiores parceiros no que tange à equipamentos. “Nosso setor de tingimento possui quase 100 de equipamento alemão”, revela.