Quarta maior produtora de energias renováveis do mundo inaugura maior complexo eólico da empresa no RN

10 de Fevereiro 2023 - 04h06
Créditos:


A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, inaugurou, no Rio Grande do Norte, seu maior complexo renovável a nível mundial. Com 578,8 megawatts (MW) de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o complexo, que reúne 14 parques, foi instalado nesta quinta-feira (9) na região central do Estado. A EDP  tem em operação mais de 800 MW instalados e anunciou a construção de mais um empreendimento na região, desta vez, um parque solar fotovoltaico. Com a inauguração dos três parques e a conclusão do complexo solar, a empresa ultrapassará a marca de 1 gigawatts (GW) de potência instalada no Estado. No Brasil, a empresa tem, atualmente, mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento.

O complexo inaugurado inclui os parques eólicos Boqueirão I-II, localizado nos municípios de Lajes e Caiçara do Rio do Vento, com dois parques; Jerusalém I-VI, nos municípios de Lajes e Pedra Preta, com seis parques; e Monte Verde I-VI, nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, com seis parques. Juntos, eles têm a capacidade de produzir 3.030.435 MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com este projeto, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano. Na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho. Foram também criados 80 postos de trabalho fixos.

Dos três complexos, o Monte Verde I-VI é o segundo maior no Estado e o 14º maior em operação no Brasil. A estrutura começou a ser construída em abril de 2021 e será entregue por completo em abril deste ano, com 319,2 MW de capacidade instalada. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2.

O projeto inclui a construção de 48 km de estrada e gera mais de 1.300 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, será de 1.723.969 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 910 mil habitantes ou 314 mil residências.

Já o Complexo Eólico Boqueirão I-II começou a ser construído em junho de 2021, possui 79 MW de capacidade instalada. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 305 mil toneladas de CO2. O projeto incluiu a construção de 29 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 875.220 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 462 mil habitantes ou 159 mil residências.

O Complexo Eólico Jerusalém I-VI começou a ser construído em janeiro de 2021, e possui 180.6 MW de capacidade instalada. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 150 mil toneladas de CO2. Foram construídos 26 km de estrada e gerados mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 431.246 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 228 mil habitantes ou 79 mil residências.

“Com a liderança do Estado do Rio Grande do Norte na expansão das energias limpas no Brasil, a EDP Renováveis está orgulhosa por poder inaugurar o maior complexo renovável da companhia aqui na região. Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um Estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para nós. Reafirmamos o nosso compromisso em deixar um legado positivo na região, na qual continuaremos a investir”, afirma Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no Brasil.

Com informações de Tribuna do Norte