PT quer taxar grandes fortunas, proposta que "esqueceu" em 13 anos de poder

16 de Setembro 2019 - 03h51
Créditos:

Depois de resistir à reforma da Previdência, o PT pouco tem se manifestado sobre a reforma tributária. Embora o partido não tenha se posicionado oficialmente sobre o assunto, a tendência é que as bancadas no Congresso apoiem uma proposta que ainda não está no Congresso nem é de autoria de parlamentar. Mas uma sugestão da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

Segundo o senador Jean Paul Prates (PT-RN), a tendência é que o PT defenda uma proposta que torne o sistema progressivo, ou seja, quem ganha mais paga mais, e que tribute mais a renda e o patrimônio do que o consumo. Uma das medidas recomendadas é a instituição de um imposto sobre grandes fortunas, bandeira do partido antes de chegar ao poder, mas que foi esquecida durante os seus 13 anos de gestão.

“O foco não pode ser apenas simplificar o sistema, como querem fazer, nem reduzir tremendamente a carga tributária. Mas produzir uma tributação mais justa e que evite conflitos judiciais e entre estados”, defendeu o senador em entrevista ao Congresso em Foco.

Fonte: Congresso em Foco