
Contribuir com o desenvolvimento físico e psicológico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o objetivo do projeto Esporte Adaptado, do Instituto Santos Dumont (ISD) em parceria com a Prefeitura de Macaíba. A Secretaria Municipal de Esportes (SME) disponibiliza dois Educadores Físicos e dois estagiários da área para a prática de atividades físicas com crianças, duas vezes por semana.
Por meio do esporte, o projeto ajuda a desenvolver novas habilidades nas crianças com autismo. "A gente tinha crianças que não conseguiam nem sentar para esperar. Agora elas sentam e esperam, participam, interagem entre elas, pulam, dão cambalhotas. Elas não tinham esse brincar funcional, era um brincar aleatório, que é típico de crianças dentro do espectro", explicou a professora responsável pelo projeto, Candze Silva, do ISD.
As atividades desenvolvidas com apoio dos profissionais da SME são adaptadas para a realidade das crianças. "Nós fazemos atividades adaptadas. Iniciando com alongamento e buscando o bem estar da criança. Exercitamos a parte motora e cognitiva das crianças. Trabalhamos a dinâmica em grupo e a socialização das crianças", contou o Educador Físico, Marcos Silva, da SME.
Os resultados já podem ser percebidos no comportamento de Maria Izes, de 8 anos. "Depois que ela entrou aqui no Instituto, ela começou a conviver com outras pessoas. Isso foi muito importante pra mim. Izes hoje consegue ficar sentada e ela não ficava. Ela agora consegue compreender coisas que eu falo. Tudo isso depois do início da terapia", relatou a mamãe Leilane Priscila.
O projeto Esporte Adaptado e o ISD estão de portas abertas para receber crianças que necessitam de acompanhamento. Além disso, o Instituto oferece também atividades práticas de atletismo e atividades com pessoas com mobilidade reduzida, como a bocha paralímpica.
Fotos: Geraldo Neto