Privatização de estatais pode atingir valor recorde no país

15 de julho 2019 - 03h48
Créditos:

Com a iminente aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o governo Jair Bolsonaro (PSL) prepara uma nota etapa da sua estratégia para alavancar a economia do país. O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai se dedicar a partir de agora a acelerar as privatizações, que foram conduzidas em marcha lenta nestes primeiros seis meses do ano para evitar contratempos a tramitação da reforma. 

Segundo o jornal Estadão, o "programa de privatização de Guedes é ambicioso. Se for concretizado, ainda que parcialmente, promete mudar o perfil da economia do País. Um levantamento realizado pelo Estadão indica que o programa de desestatização do governo poderá render até R$ 450 bilhões".

Ainda de acordo com a publicação, "o resultado inclui 132 participações acionárias diretas ou indiretas da União, com potencial para negociação pulverizada no mercado ou em bloco, e os valores mínimos de outorga da cessão onerosa de áreas do pré-sal e de duas rodadas de licitações de petróleo e gás natural, que devem ocorrer ainda neste ano".