Presidente da Caern nega responsabilidade por alagamentos em Ponta Negra

10 de Fevereiro 2025 - 08h50
Créditos: João Gilberto/ALRN

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, negou que a empresa tenha qualquer responsabilidade pelos recentes alagamentos na faixa de areia da engorda de Ponta Negra, em Natal. Em um vídeo publicado neste domingo (9), ele rebateu as acusações que sugeriam uma possível relação entre o transbordamento de esgoto e a infraestrutura da companhia.

A acusação em questão baseou-se em um laudo técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), elaborado em 2021, que apontava falhas operacionais e atos de vandalismo como causas de extravasamentos anteriores. No entanto, segundo Linhares, o documento é antigo e não reflete a realidade atual.

“O laudo do Idema é de 2021, mas a obra [da engorda] foi entregue há 30, 40 dias. Isso já mata a charada. Se não acontecia antes, por que está acontecendo agora? Se quando chove acontece, por que quando não chove não acontece? Esgoto só transborda se houver ligação clandestina de águas pluviais no sistema”, declarou Linhares.

Ele ainda reforçou que a Caern assume responsabilidade sempre que os problemas estão sob sua competência e citou como exemplo os investimentos de R$ 12 milhões realizados na Rota do Sol para evitar transbordamentos.

“Se precisarem de ajuda da Caern, estamos à disposição, mas friso que a responsabilidade não é nossa”, concluiu.

Com informações de Portal da 98 FM