Presidente da ABIH mantém crítica a procuradora e diz que ela interfere no Idema

05 de Agosto 2019 - 14h32
Créditos:

Após ter criticado o trabalho da procuradora do estado, Marjorie Madruga, afirmando que ela “atrapalha o desenvolvimento” do Estado, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), José Odécio, manteve a sua opinião e acrescentou que ela “atrapalha” os trabalhos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA-RN).

“Pode conversar com todos os empresários, inclusive com a diretoria, se eles tiverem coragem de reafirmar isso, é que ela interfere no processo natural de licenciamento do Idema e isso é muito ruim, causa insegurança jurídica”, disse Odécio em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM) nesta segunda-feira (05)

Na semana passada, o presidente da associação havia dito que a procuradora usa o cargo para ‘atrapalhar o desenvolvimento’ do Rio Grande do Norte. A declaração veio no contexto de uma fala sobre a atuação de Marjorie Madruga em defesa do tombamento do prédio do antigo Hotel Reis Magos, que hoje está abandonado na Praia do Meio. O empresário defende uma revitalização daquela área, com o objetivo de gerar emprego e renda e alavancar o turismo da região.

REAÇÃO

Após a declaração de José Odécio na semana passada, a classe de procuradores do Rio Grande do Norte e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RN) reagiram. O presidente da Associação dos Procuradores do Estado no Rio Grande do Norte (Aspern), Nivaldo Brum, disse que a associação não irá “tolerar ataques” contra seus membros.

A Procuradoria-Geral do Estado também se manifestou, repudiando “veementemente” a declaração e afirmando que “não admite qualquer ingerência dentro do trabalho técnico e administrativo da Procuradoria”.

José Odécio aproveitou a ocasião para justificar sua declaração e manter seu posicionamento: “Eu não estou aqui acusando a digníssima procuradora de absolutamente nada, eu estou fazendo uma constatação dos fatos”, disse o empresário, acrescentando que não “atacou” a procuradora.

“Eu não ataquei a procuradora, eu não fiz nenhum ataque e quero deixar isso registrado. Eu registrei um fato que é verídico”, acrescenta e questiona: “eu não entendo onde está o interesse público do Estado nessa demanda”.

O presidente da ABIH-RN disse ainda que sequer o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) conseguiu ver interesse histórico nas ruínas do Hotel Reis Magos. “Não tem interesse histórico, não tem interesse turístico, não tem interesse paisagístico; ao contrário, aquilo é um entulho que está degradando uma área já difícil de atração de investimentos”.

LEIA MAIS:

Deputado do RN critica tombamento do Reis Magos e marca audiência com Iphan