Prefeitura planeja mudar prédio do Hospital Municipal de Natal

08 de Maio 2019 - 04h03
Créditos:

A Comissão de Saúde da Câmara recebeu na tarde desta segunda-feira (06), a visita do Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, que foi convidado a prestar esclarecimentos quanto às visitas realizadas pelos vereadores ao Centro de Zoonoses e também ao Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo. “Quanto às visitas ao Centro de Zoonoses e ao Hospital Municipal, eu considero como muito importantes, são fiscalizações que me ajudam, a saber, no que precisamos melhorar. No caso das ambulâncias são automóveis destinados ao leilão que é executado pela Secretaria de Administração e eu peço um apelo ao legislativo para cobrar da SEMAD uma justificativa. Já ao hospital foi muito pertinente, porque  carece de uma estrutura física que não é compatível com a dignidade da pessoa humana nem com o que o Prefeito quer oferecer. Estamos questionando com o proprietário do imóvel as adequações, inclusive ameaçando de devolver. Estamos procurando uma nova estrutura para alugar e por sorte do proprietário ainda não encontramos. No caso do centro cirúrgico, encontramos um problema na rede elétrica, mas em conversa com o proprietário já houve o compromisso por parte dele de ser colocado um gerador para que o centro funcione adequadamente”, disse.

O secretário aproveitou a visita para apresentar o relatório de prestação de contas do ano 2018, que apreciou os dados referentes ao primeiro quadrimestre do ano. “A prestação de contas é muito importante e é uma missão da Prefeitura explicar como esses recursos estão sendo aplicados em benefício da população. Fomos questionados em alguns aspectos, como o número de médicos na rede municipal, da vacinação e também do suicídio que foi muito bem colocado pela reunião e nós vamos inserir como bandeira da secretaria de saúde”, ressaltou George Antunes. O Presidente da Comissão de Saúde, vereador Fernando Lucena (PT), destacou o encontro como positivo e necessário para que fossem expostas as soluções para os problemas apontados. “Estamos conseguindo encaminhar questões importantes para a sociedade como a solução para o cemitério das ambulâncias e do problema na rede elétrica do hospital municipal. O hospital municipal tem uma estrutura antiga. O secretário mesmo reconhece que está nas mãos do proprietário do imóvel. Vamos continuar cobrando e contando com o apoio do Ministério Público que é fundamenta”, Fernando Lucena.

O vereador Cícero Martins (PSL) acrescentou que a visita do Secretário trouxe debates importantes para a população. “Eu percebi uma atenção especial à causa da ponte Newton Navarro, referente à perda de vidas. A depressão é um problema tratado por medicamento e totalmente sanável, no entanto o psiquiatra ou o psicólogo são consultas caras e o SUS não consegue chegar nessa demanda. Com o aumento do desemprego, das dificuldades, a tendência natural é que as pessoas entrassem em depressão e se distanciem do tratamento, por isso a necessidade da Secretaria de Saúde do município apoiar ações de combate e tratamento. Falamos também dos locais fora de área e entramos no diálogo para colocarmos unidades móveis para atender a população que se encontram nessas regiões da cidade e precisam de atendimento médico”, afirmou Cícero.

Presente na reunião, o vereador Preto Aquino (PATRIOTA), cobrou da secretaria de saúde a inclusão de pediatras no atendimento de urgência e emergência da UPA de Cidade Satélite, na zona Sul da cidade, que foi inaugurada há cerca de dois anos e ainda não dispõe do serviço. “Já se passaram mais de dois anos da inauguração e até o presente momento não funcionou o serviço. Antes se questionava a quantidade de profissionais, mas eu deixei bem claro que o município já está finalizando a chamada do corpo clínico do último concurso, mas até o presente momento sem sucesso. Aqui fica a nossa cobrança quanto à necessidade desse serviço”, Preto Aquino.

“A secretaria tem lutado para montar uma escala de pediatria na UPA. Hoje isso gera um custo para o município de Natal pela cooperativa médica e nós não temos neste momento condições de abarcar, mas estamos recebendo pediatras aprovados no concurso público. Temos um número razoável e considerável de pediatras para serem contratados, mas até agora só dez se apresentaram e nós também estamos em processo de substituição desses pediatras por profissionais da cooperativa que já trabalham conosco. A secretaria vê com bons olhos, nós vamos implantar, mas no momento não conseguimos. Estudos financeiros e técnicos já foram feitos e estamos buscando em algum momento implantar o serviço”, relatou a Secretária Adjunta de Atenção Integral da Saúde, Genilce Almeida, quanto à implantação dos pediatras na UPA de Cidade Satélite.