Pré-candidatos levados por Allyson para a Rede estão sem garantias

11 de Abril 2024 - 10h19
Créditos: Reprodução

 

Ao perder o controle do PSB de Mossoró, a menos de 24 horas do fim do prazo de filiação partidária para pretensos candidatos às eleições municipais deste ano, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) levou a nominata socialista para se filiar ao Rede Sustentabilidade. Pelo menos 22 pré-candidatos a vereador, aliados do prefeito, assinaram ficha de filiação ao Rede.

Só que o imediatismo pode deixar de ser solução e se transformar em problema. É que o acordo com o prefeito foi firmado com o presidente estadual do Rede, ex-vereador João Gentil, sem observar que o partido faz parte de uma federação com o Psol, que faz oposição ao governo Allyson Bezerra. Daí, o risco de o partido Rede sair da aliança governista municipal, por decisão da Executiva nacional.

Se ocorrer a reviravolta, o grupo de pré-candidatos a vereador que foi levado por Allyson para o Rede Sustentabilidade, terá que sair de sua base de apoio político-eleitoral ou desistir de disputar as eleições. E se ficar no Rede, metade do grupo não poderá ser candidato para abrir vagas na chapa à Câmara Municipal para os pré-candidatos escolhidos pelo Psol.

A reviravolta ainda está no campo da possibilidade, mas o Psol já se posicionou de público. Em nota publicada na quarta-feira, 10 (veja a íntegra nessa página), a direção estadual do partido comunicou que não integra a base de sustentação política do prefeito de Mossoró, e reiterou que faz parte da força de oposição ao chefe do Executivo mossoroense.

Segundo a nota, o Psol segue a resolução de tática eleitoral aprovada pelo Diretório Nacional, que determina coligações apenas com a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), o PDT, o PSB, a UP e o PCB. Dessa forma, o Psol de Mossoró mantém sua postura de oposição ao governo Allyson Bezerra e, por gravidade, descarta qualquer possibilidade de aliança com o prefeito para as eleições deste ano.

O comunicado reforça que a Rede Sustentabilidade faz parte da federação do Psol, na qual o partido possui maioria de membros, o que impede qualquer deliberação unilateral no âmbito das eleições. “Essa estrutura de decisão coletiva reforça a importância da unidade e da coesão interna do Psol, garantindo que as escolhas políticas sejam pautadas pela democracia e pela participação de todos os membros.”

O diretório estadual ressaltou que a atenção do partido permanece voltada para as eleições municipais, onde buscará representar os interesses da população de Mossoró de forma transparente e comprometida com o bem-estar coletivo.

Com informações de Jornal de Fato