PF investiga desmatamento em área de proteção ambiental no interior do RN

16 de Abril 2024 - 10h18
Créditos: Divulgação/PF

A Policia Federal indiciou, na última quinta-feira (11), dois investigados por desmatamento, no município de Espírito Santo, interior do Rio Grande do Norte. A prática criminosa era realizada para fins de plantio de cana-de-açúcar, e estava sendo feita mediante a utilização de tratores de esteira e outras máquinas.

O dano ambiental foi constatado por meio de exame pericial que demonstra vasta derrubada de mangabeiras na área de coleta de mangaba dos rurícolas da etnia “Catu”, os quais encontram-se sob regularização perante a FUNAI, como indígenas.

No final do mês de janeiro, o IDEMA já havia autuado o mandante, e notificado um outro indivíduo, executor do desmatamento, proprietário dos tratores de esteira, além de outras máquinas.

Diante dos fatos, as investigações seguem em andamento. A PF vai ouvir outros envolvidos nos crimes ambientais contra a flora daquele município.

Após o indiciamento e concluído o inquérito policial, os indivíduos serão enviados ao Ministério Público Federal para fins de ajuizamento de processo criminal contra os responsáveis pelo desmatamento.