24/05/2019 06:52

Pessoas com Deficiência devem ganhar atendimentos multidisciplinares

Pessoas com Deficiência devem ganhar atendimentos multidisciplinares

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou, na Câmara Federal, o Projeto de Lei que altera Lei nº 7.853/89, para garantir atendimento e apoio especiais às pessoas com deficiência. A proposta do parlamentar inclui a realização de mutirões periódicos, em espaços públicos, para atendimentos terapêuticos multidisciplinares, com ações multiprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais voltados a esse público alvo.

“Nosso objetivo é garantir o atendimento adequado, reduzindo as barreiras de desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências, das pessoas com deficiência, para proporcionar a essa parcela significativa da população chances reais de plena inserção social”, destacou Fábio Faria.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45,6 milhões de Pessoas com Deficiência (motora, auditiva e mental ou intelectual), ou seja quase 24% da população. Essas pessoas enfrentam diariamente a falta de acesso a profissionais capacitados a atendê-los adequadamente e em tempo razoável.

O PL 2868/2019, em tramitação na Câmara, vem no sentido de dotar tratamento adequado ao serviço público de saúde e acabar com as longas filas de espera àqueles que justamente mais necessitam de tratamento terapêutico multidisciplinar. “Nossa luta é pela inclusão, ofertando adequado atendimento em espaços públicos adaptáveis, tais como escolas, agremiações, e outros similares para a realização de mutirões terapêuticos multidisciplinares, de modo a otimizar a inserção social desses mais de 45 milhões de brasileiros”, reforçou Fábio.

MAIS ACESSADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS