Palmeiras acionará John Textor na Justiça após declarações sobre manipulação de jogos

11 de Março 2024 - 14h43
Créditos: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras se pronunciou na tarde desta segunda-feira sobre as declarações de John Textor, dono da SAF do Botafogo, que tem manifestado denúncias - sem provas apresentadas - sobre manipulação de arbitragem no futebol brasileiro. O Verdão disse que acionará a Justiça - nas esferas civil, criminal e esportiva - por envolver o nome do clube. Veja pronunciamento no fim.

– A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que tomará todas as medidas legais cabíveis contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, para que ele responda pelas declarações irresponsáveis e levianas que, recorrentemente, têm envolvido o nome do atual bicampeão brasileiro – diz um trecho da nota.

– Aceitar a derrota, por mais dolorida que ela seja, é o primeiro passo a ser dado por quem almeja se reerguer. Em vez de administrar um momento de instabilidade com a frieza que se espera de um empresário, porém, Textor prefere se portar como um caricato cartola à moda antiga.

Desde o ano passado, Textor tem falado em problemas da arbitragem brasileira e entrou em conflito com o Palmeiras na reta final do Brasileiro de 2023, após a derrota de virada, por 4 a 3, no Nilton Santos. Com a conquista do título, ultrapassando o Alvinegro, a presidente Leila Pereira disse que o dirigente estava desequilibrado.

No início deste mês, porém, sem apresentar provas, Textor disse haver corrupção no Campeonato Brasileiro e afirmou ter gravações de juízes reclamando de não terem recebido propinas combinadas. A declaração foi dada após a vitória do Botafogo sobre o Bragantino, no Nilton Santos.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva deu prazo para o dono da SAF do Botafogo apresentar provas de corrupção. O plano do empresário, porém, é ignorar o inquérito aberto pelo STJD e buscar instâncias maiores no país - do Ministério Público no Rio de Janeiro e em Brasília.

O nome do Palmeiras surgiu na história porque no último sábado Textor disse que houve manipulações em jogos dos Brasileiros de 2021, 2022 e 2023, e que um dos jogos corrompidos teria sido a vitória do Verdão sobre o Fortaleza, por 4 a 0, no Brasileiro de 2022.

– O relatório da manipulação de resultados é relacionado a um jogo que terminou em 2022, era um jogo do Palmeiras. Parece que o Palmeiras não estava envolvido. Era Palmeiras x Fortaleza. Essa prova foi enviada para a CBF, não sei quem estava envolvido nisso, eu não estava envolvido – disse Textor.

Na ocasião, a equipe alviverde entrou em campo como campeã nacional devido a uma combinação de resultados anterior ao jogo. No Allianz Parque, Rony fez dois gols, enquanto Dudu e Endrick completaram o placar.

Com informações do Globo Esporte