Orquestra Sinfônica do RN apresenta concerto “Bijoux de France”

14 de Maio 2019 - 10h08
Créditos:

Em apresentações emocionantes com a capacidade máxima de público além de convidados de nível internacional, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte - OSRN tem oferecido a todos o melhor da música clássica em concertos mensais e gratuitos no Teatro Riachuelo. Para o mês de maio, através do projeto Movimento Sinfônico -Terças Clássicas, a OSRN traz ao palco, no dia 21, às 20h, “Bijoux de France”, uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Jacques Offenbach.

A ideia é conduzir a plateia a uma viagem musicada por um dos principais países da Europa, a França, lugar conhecido como um verdadeiro centro da música - formando gerações de compositores da música clássica - e da arte. Esse tour musical será regido pelo maestro da OSRN, Linus Lerner, que inclui na programação obras de compositores como Jacques Offenbach com a Abertura da ópera - A Bela Helena, Intermezzo e Barcarola da Ópera - Os Contos de Hoffmann e Abertura da Ópera - Orfeu no Inferno; Claude Debussy com a Petit Suite e Jean Françaix com o Concerto para Clarinete e Orquestra.

As obras de Offenbach, o homenageado do concerto, são cheias de imaginação rítmica e humor sarcástico. Para muitos críticos, o tom leve da música dele não indica superficialidade, e sim espontaneidade e naturalidade da autêntica sátira.

A Orquestra vai apresentar “Bijoux de France” ao lado de grandes convidados, o clarinetista Lucas Ferreira, músico carioca de notável talento e, atualmente, membro da academia de música da OSESP, e com o canto emocionante de duas potiguares, a soprano Alzeny Nelo, mestre em música pela UFRN, com aperfeiçoamento pela Ecole Normale de Musique de Paris e estreia na cena lírica francesa, que hoje atua como preparadora vocal, corista e solista da Camerata de Vozes do RN. A outra convidada é a mezzo-soprano, Ariadne Mendes, natural de Natal, cursa canto lírico na UFRN e contabiliza no currículo participações em óperas, musicais; com a Orquestra da UFRN, já se apresentou para o Papa durante cerimônia na Cátedra principal da Basílica de São Pedro. Ariadne atua como chefe de naipe dos contraltos no Madrigal da UFRN. 

Como em todo Concerto, a Orquestra promete uma noite de experiências únicas. A OSRN é patrimônio cultural do RN e tem o Governo do Estado do Rio Grande do Norte como seu principal mantenedor. A temporada 2019 tem o patrocínio do CEI Mirassol; Companhia Energética do RN (Cosern) e Instituto Neoenergia - via incentivo fiscal por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN; Unimed Natal; Hospital do Coração Natal e Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão.

O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Criativo, G7 Comunicação, Terrazzo Ponta Negra Flat, Camarões Potiguar, Lacachete e Poti Restaurante.

 

Ingressos

O 1º lote de ingressos está liberado, mediante preenchimento da inscrição do voucher pelo site da OSRN www.osrn.com.br,  desde as 9h do dia 14 de maio. Cada voucher dá direito a dois ingressos. A retirada destes será realizada na Galeria Fernando Chiriboga (3º piso do Midway Mall), nos dias 19 de maio, das 15h às 21h, e 20 de maio, das 10h às 22h. Já o 2º lote não precisa de cadastro prévio e terá distribuição no dia 21, a partir das 10h, também na Galeria Fernando Chiriboga. O interessado deve apresentar o CPF e um documento com foto e retirar, no máximo, dois ingressos.