Operação da PF combate comércio de dinheiro falso em Mossoró

29 de Agosto 2023 - 05h42
Créditos:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29), em Mossoró, a Operação Dinheiro Caro, com objetivo de combater a falsificação e o comércio de dinheiro falso no país, especialmente na circunscrição daquela delegacia.

Com início da investigação em março de 2023, a partir de fiscalização dos Auditores da Secretaria de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte, ocasião em que durante os trabalhos de verificação de conteúdo, conseguiu detectar um objeto postal contendo cédulas de real falsificadas. Assim, percebeu-se que tratava-se de mais uma atuação de um tipo de crime muito conhecido que consiste no comércio de dinheiro através dos Correios.

Na ação, os policiais federais buscam elementos de prova que possam ajudar a desvendar o modo como se deu o crime, sua materialidade e os indícios de autoria necessários à persecução penal, bem como no auxílio que possam determinar novas investigações. Os autores responderão pelo crime de Moeda Falsa e podem receber penas de até 12 anos de reclusão.

O nome da operação, "Dinheiro Caro" faz alusão ao preço que tais pessoas podem ter que pagar por adquirir ou tentar adquirir dinheiro falsificado, vez que, pensando em estar comprando dinheiro barato, pagarão o preço com suas liberdades.