Onde era? A Staff-house da Pan American

06 de Setembro 2023 - 15h06
Créditos:

Dando continuidade à série “Onde era?”, neste post vamos falar sobre a “staff-house” da Pan American (Pan Am) em Natal na década de 1940, ou casa de descanso dos americanos, como também era conhecida. Durante muitos anos, foi dito em Natal que os gringos frequentavam onde hoje existe a Escola Doméstica – Complexo de Ensino Noilde Ramalho.

Contudo, esse endereço já tinha outro uso desde o início do século XX. Chegou a ser a fazenda ou chácara “Solidão” de propriedade do ex-governador Pedro Velho e que ficou eternizada em um quadro do artista Herculano Ramos. Em algum momento, também hospedava o estábulo do Esquadrão da Cavalaria da Polícia Militar.

Quadro da chácara Solidão

Sendo assim fica a dúvida sobre a localização da “staff-house”, um local apontado como um conjunto de até uma dezena de edificações, com diversos alojamentos e que em algum momento, entre 1941 e 1944, recebeu militares e corpo de saúde do Exército norte-americano.

Há alguns anos – 2014 provavelmente – este editor participou de uma entrevista com o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, quando ele relatou ter sofrido um acidente automobilístico no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca com Apodi, e nesta ocasião ter sido socorrido por profissionais da saúde que ficavam na “staff-house” da Panair. Este acidente realmente aconteceu e foi notícia, tanto pela gravidade do ocorrido, como por envolver também o então bispo de Natal, Dom Marcolino Dantas.

O relato de Dom Heitor e matérias da época dão conta que a “staff-house” era exatamente na Escola Doméstica. Contudo, o endereço era um pouco mais a frente. Outra informação que ajudou a alimentar a confusão é que ficava em frente ao consulado americano, antiga sede do 3º Distrito Naval de Natal, na Hermes da Fonseca.

Depois de algum tempo de pesquisa,o endereço que podemos indicar é Avenida Hermes da Fonseca, 721, entre a Escola Doméstica e o então estádio Juvenal Lamartine. De acordo com nota publicada no jornal A Ordem, a Panair permaneceu até setembro de 1944, neste sítio.

Atualmente, não existe vestígio de como era a casa de descanso nem mesmo fotografia das edificações, pois a propriedade se transformou em ruas e comércios. Um mistério é que poucas pessoas lembram da edificação da Panair em Natal nesse local. O que se sabe é que a Legião Brasileira de Assistência (LBA) utilizou o antigo endereço da “staff-house”, chegando a instalar um abrigo de apoio a menores de idade, batizada de “Casa Juiz Melo Matos”, ligado ao Serviço Estadual de Redução e Assistência Social (SERAS).