OCDE cobra explicações do Brasil sobre fim da prisão em 2ª instância

15 de Dezembro 2019 - 14h18
Créditos:

Não só a população brasileira ficou perplexa com o fim da prisão após segunda instância, agora, o Grupo de Trabalho Antissuborno, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também está cobrando do Brasil explicações sobre a derrubada da possibilidade de prisão de condenados em segunda instância e de outras medidas adotadas no país.

Entendido como um constrangimento internacional, o Brasil terá de apresentar explicações em março de 2020 diante dos outros 43 membros do grupo, em meio à percepção de que o país ameaça retroceder no combate à corrupção. Em junho, o grupo da OCDE decidirá como proceder em relação à situação brasileira.

Além disso, o grupo da OCDE quer explicações sobre um movimento do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), para a Receita apresentar nomes e matrículas dos auditores fiscais responsáveis, nos últimos cinco anos, pela fiscalização de autoridades dos três poderes da União, incluindo parlamentares, ministros e seus familiares.

Fonte: Valor Econômico