
As obras da Estação Turística e Religiosa da Pedra do Rosário, realizada pela Prefeitura do Natal, chegaram à marca de 35% de conclusão durante esta segunda-feira (7) e deverão ser entregues até março de 2025. O espaço envolvido contempla a requalificação de diversos espaços adjacentes da Ribeira como a requalificação da Rua Ulisses Caldas, Largo Junqueira Alves e a Avenida do Contorno. O investimento realizado está na ordem de mais de R$30 milhões. Primeira etapa será entregue até a festa de Nossa Senhora da Apresentação.
A Pedra do Rosário representa um dos maiores símbolos da religiosidade para o natalense, que anualmente recebe um grande grupo de fiéis durante as celebrações no dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Além do aspecto relacionado ao catolicismo, o local possui uma visão privilegiada para o Rio Potengi e o pôr-do-sol.
A ordem de serviço para execução das obras foi assinada no dia 10 de novembro de 2023, formalizada em uma parceria entre o Governo Federal e contrapartidas da Prefeitura do Natal. O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Certa e TCPAV.
Ao todo, o edital está dividido em quatro metas: a primeira se refere a requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo; a segunda contempla a requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel; a terceira envolve a requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo; e a quarta é a construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as obras no momento estão sendo realizadas na pavimentação das vias próximas. Na Avenida do Contorno apenas uma das vias está liberada para a circulação de veículos. Para quem circula pelo espaço durante o final da tarde, é comum encontrar dezenas de populares realizando caminhadas pela região.
Com informações de Tribuna do Norte