Nova Previdência: Arena das Dunas recebe hoje seminário com Rogério Marinho

22 de julho 2019 - 03h01
Créditos:

O seminário “Por que o Brasil precisa da Nova Previdência?” — que terá como palestrante o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho — será na segunda-feira (22), na Sala de Conferência da Arena das Dunas, a partir 9 horas. O evento é promovido pelo Sistema FIERN, FAERN, FETRONOR e FECOMÉRCIO. Os acessos serão pelos portões E1 Sul (avenida Salgado Filho) e E1 Norte (em frente ao Sebrae). O secretário nacional do Trabalho, Bruno Dalcolmo, e presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, também vão participar do seminário.

Após a palestra do seminário desta segunda-feira, haverá assinatura de um acordo de cooperação técnica da FEMURN (Federação dos Municípios do RN) com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Secretaria do Trabalho e o INSS para permitir que as prefeituras disponibilizem prestação de serviços, orientações e recebimento de requerimentos em âmbito previdenciário e trabalhista, sem necessidade de deslocamento do usuário a agências do INSS ou da Superintendência do Trabalho.

Entre os serviços que os municípios poderão fornecer diretamente aos cidadãos estão emissão de extratos e comprovantes previdenciários, recebimento de requerimentos de benefícios previdenciários, assistenciais e do seguro-defeso do pescador artesanal, certidão de tempo de contribuição e de revisão dos benefícios, prestação de serviço de atendimento de CTPS e seguro desemprego. Também será uma oportunidade para que o Governo Federal possa esclarecer aos prefeitos sobre a transformação digital do INSS e da Secretaria do Trabalho.

O presidente do sistema FIERN, Amaro Sales, destacou a importância do tema para o país e o Estado. “Em síntese, tanto lá [no governo federal], quanto aqui [no Estado], a Previdência precisa ser equilibrada, com segurança para as próximas gerações que esperam ter não apenas suas próprias aposentadorias, mas um Estado com condições de honrar suas obrigações”, afirmou. “Nos últimos anos, temos reiterado o assunto e alertamos – acompanhando a sensatez de muitos líderes empresariais e políticos do Brasil – para a prioridade do tema na pauta nacional”, acrescentou.

Amaro Sales afirmou também que a “nova previdência é fundamentalmente necessária para o Brasil e para o Rio Grande do Norte”. “Não é a única solução. Nos próximos meses, outras lutas serão igualmente necessárias, mas o primeiro passo é a Previdência”, enfatizou.