'Nem toda água engarrafada é mineral', afirmam empresários do setor

23 de Agosto 2019 - 06h52
Créditos:

A Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação, a FENECITI, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, na Estação das Artes, em Mossoró, contará com a participação de empresários de água mineral. Uma equipe de profissionais do setor irá explicar aos visitantes do evento, os cuidados que se deve ter ao comprar água engarrafada. “Muita gente não sabe que existem águas vendidas no mesmo garrafão da água mineral. Por desconhecimento e por não verificarem o rótulo, as pessoas acabam levando para casa gato por lebre, ou seja, um produto que não é natural. Na FENECITI teremos a oportunidade de esclarecer as diferenças entre os tipos de água existentes do mercado”, explica Djalma Barbosa Cunha Júnior – presidente do Sindicato das Águas Minerais.

Além desse trabalho de corpo a corpo no evento, para tratar da diferenciação da água mineral natural, o sindicato distribuirá brindes e material explicativo.  

Como diferenciar a água mineral das outras

Para muita gente, os termos “água mineral” e “água adicionada de sais” se referem a produtos semelhantes. No entanto, poucos sabem que se tratam de duas composições da água a ser consumida com características totalmente diferentes, desde o processo de produção aos efeitos no organismo, após o consumo.

A água mineral natural tem odor e sabor naturais e, para ser envasada, não passa por processo de tratamento.  Ou seja, todas as condições biológicas do produto são advindas da própria natureza e muitas vezes apresentam propriedades medicinais e terapêuticas.

Já as águas mineralizadas, são as adicionadas de sais em seu envase. Em geral, possuem baixa ou nenhuma qualidade mineral. Por isso, precisam ser ultrafiltradas e depois, adicionadas de sais, num processo chamado osmose reversa totalmente artificial.

Portanto, antes de comprar água engarrafada é preciso verificar o rótulo, no caso dos garrafões de 10 e de 20 litros de água mineral natural, existe um selinho azul na tampa com o dizer em destaque “Mineral”. Já o rótulo tem em destaque a denominação “água mineral natural”, única que passa por um rígido controle de qualidade de variados órgãos como Covisa e Secretaria de Tributação. No RN existem atualmente 21 fontes de água mineral natural, o setor gera cerca de 10 mil empregos entre diretos e indiretos.